Celebração do Dia Mundial do Braille decorreu ontem na Lousã

[+] Fotos
Na Lousã também se lê em Braille
Decorreu ontem na Biblioteca Municipal a celebração do Dia Mundial do Braille, uma iniciativa organizada pela Delegação de Coimbra da ACAPO com o apoio da Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã e da Biblioteca Municipal da Lousã.

No evento foi possível perceber algumas questões sobre a grafia do Braille, bem como a evolução dos sistemas de leitura e escrita Braille.

Os presentes puderam experimentar a "Linha Braille" - um teclado que reverte para Braille cada linha que está escrita no computador - ou perceber como os cidadãos invisuais utilizam telemóveis com teclados "touch" e com definições de acessibilidade comuns na maioria dos smartphones.

No final da sessão, a Provedoria entregou a três estabelecimentos da Lousã ementas em Braille: o Café Beirão, o Café do Parque Carlos Reis (ARCIL) e à a loja EnCAIXArt.

Uma vez que esta iniciativa foi também acolhida pela Rede de Bibliotecas da Lousã, a Biblioteca Escolar da EB n.º 1 e os Docentes de Educação Especial desta escola, estão também a dinamizar uma exposição escolar que divulga livros disponíveis para cidadãos amblíopes e invisuais, e dá a conhecer o alfabeto e a escrita de algarismos em braille.