Notícia

Exposição de pintura “Por dentro e por fora”


[+] Ampliar
Patente de 25 de novembro a 31 de dezembro
No próximo dia 25 de novembro, sábado, pelas 15h, terá lugar no Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, na Rua Dr. João Luso, na Lousã, a inauguração da Exposição individual de pintura “Por dentro e por fora” de Fernando d´ F. Ferreira.
A referida exposição, que estará patente até 31 de dezembro, coloca o visitante diante de um mundo muito próprio em que a obra se oferece ao fruidor num espetáculo de cor e forma em que estas se autodeterminam para aparência do acaso.
Fernando d´ F. Pereira não se inscreve enquanto criativo no mundo massificado da arte global. Antes dela se distancia na medida em que não se deteta qualquer influência própria, não pondo de lado contudo o manancial de saber que advém do conhecimento de toda a pintura anterior desde um Pollock a um De Kooning passando mesmo por um Du Buffet, tendo contudo sabido traduzir a síntese de todas as correntes estéticas do sé. XX num modo muito peculiar de operar no campo plástico a sua interioridade pelo prazer lúdico com que manipula os diversos materiais.
A exposição tem entrada livre.
Fernando d`F. Pereira
Nasceu em Lisboa, vive e trabalha entre Alemanha e Portugal. Inicia um périplo pela Europa, desde o sul de Espanha, expondo em Marbella e Paris (onde estuda e trabalha no Atelier de Du Buffet). Frequenta depois Freikunstlerakademie em Salzburg/ Áustria e a Kunstschule Rodel/ Mannheim / Alemanha.
Realizou trabalhos de publicidade em Alemanha e Cartoons para os jornais IBP e “Computer World Zeitung”/ Suíça (Peter Doeberl), em simultâneo com intensa atividade expositiva.
A sua obra foi objeto de estudo e análise por críticos e historiadores de arte, como Anna-Luise Marz, Clemens Juckle, Gabriele Schulte Plaga, Hans L., Schulte, Hans W. Borgmann, Harald Kramer, Hieke Marx, Ilana Schenhave, Michael Hierholzer, Santiago Campill, José Luís Ferreira, Beate Kukatzki, Rodrigues Vaz, Luísa Ribeiro, Frithjov-Schwartz, António Frazão, Álvaro Lobato Faria, Enock Sacramento.
Partilhar no Facebook