Notícia

LOUSÃ À ANTIGA


[+] Ampliar
8 e 9 de julho - Praça Cândido dos Reis
Entre os dias 8 e 9 de Julho, a Lousã regressa ao final do séc. XIX, início do séc. XX, com a reconstituição de uma Feira à Antiga.

Tendo como cenário principal a Praça Cândido dos Reis, artesãos, coletividades, músicos, artistas, animadores e moradores vão dar vida e cor à recreação de uma das mais importantes feiras da região da Beira Serra.

As bancas vão se cobrir de cor com legumes e hortaliças, fruta, batata, mel, vinho, chás, pão, biscoitos, queijo, frutos secos, frutos silvestres, artesanato, brinquedos e louças que por dois dias vão dar vida à Praça do Cândido dos Reis com as suas bancas e pregões, numa reconstituição do ambiente, tão próximo quanto possível, que se vivia no início do séc. XX.

A animação será assegurada pelos Grupos Etnográficos e Associações Culturais e ainda pelos cantares e ranchos. Durante o período da evento, vão decorrer também jogos tradicionais, artesanato ao vivo e encenações de episódios do quotidiano da vida do inicio do século XX, promovidos pelas associação participantes.

Estarão também instaladas na Praça diversas tasquinhas.

Programa:
Sábado, dia 8 de julho de 2017, das 15h às 23h30
10h às 12h30 – Montagem das bancas 
15h00 – Abertura da feira à moda antiga com a chegada dos vendedores e músicos (tocadores de concertinas) à “Praça do Município” (concentração no Largo do Pelourinho e início do desfile – R. João de Cáceres, Av. Coelho da Gama, R. Cons. Costa Mesquita, R. Comércio, R. Viscondessa do Espinhal, Largo da Travessa, Rua Miguel Bombarda, Rua Mov. das Forças Armadas e R. Norton de Matos até à Praça do Município)
16h às 16h30 – Grupo de Concertinistas da Lousã
17h às 17h30 – Grupo de Cantares do GERL
18h às 18h30 – Grupo de Concertinas Sons de Vilarinho
19h às 19h30 – Grupo de Cordas do GERL 
19h30 às 20h – Atuação do Rancho Infantil Estrelinhas da ponte do Areal
21h30 às 23h –  Atuação do Rancho Infantil Flores de Serpins e Rancho Flores de Serpins e ainda do Grupo "Cantar Arte-Via"
23h – Escola de Concertinistas da Lousã
23h30 – Encerramento da feira

Domingo, dia 9 de julho de 2017, das 14h às 20h
14h00 – Abertura da feira
15h às 15h30 – Grupo de Concertinas de Serpins
16h às 17h – Rancho Típico Serra da Lousã
17h às 17h30 – Coro Misto da Sociedade Filarmónica Lousanense
18h às 18h45 – Grupo de Cantares das Gândaras da A.C.R.S. das Gândaras
19h às 19h30 – Banda da Sociedade Filarmónica Lousanense
20h00 – Encerramento da feira

Atividades continuadas
Atelier de pintura por ADRAS
Durante o período de funcionamento do evento vão decorrer jogos tradicionais e encenações de episódios do quotidiano da vida pública dos inícios do séc. XX, promovidos pelas associações participantes.
Ofícios e artesanato ao vivo, comércio e tasquinhas, representações das classes sociais e da vida social no início do séc. XX, muito saber e diversão, para miúdos e graúdos! 
Partilhar no Facebook