Notícia

Lousã acolhe AXtrail


[+] Ampliar
20, 21 e 22 de outubro
O AXtrail comemora este ano a sua décima edição, num evento que reúne mais 1700 inscritos, sendo que três das provas (Ultra Trail Aldeias do Xisto – UTAX – 110 km; Trail Serra da Lousã – TSL – 55 km e Trail do Xisto - TX - 22 km), esgotaram rapidamente as vagas disponíveis. 
A edição deste ano do AXtrail, realiza-se no fim-de-semana de 20 a 22 de Outubro, na Lousã, mantendo o modelo dos anos anteriores: 4 provas de Trail Running, nas distâncias de 110 km (Ultra Trail Aldeias do Xisto - UTAX), 55 km (Trail Serra da Lousã - TSL), 22 km (Trail do Xisto - TX) e 14 km (Mini Trail do Xisto - MTX).
Para sábado, dia 20 estão agendadas as partidas do UTAX, TSL e TX. Já o Mini Trail do Xisto decorrerá no dia seguinte. O programa de domingo inclui ainda uma caminhada (Caminho do Xisto – CX), o AXtrail Kids (direcionado aos mais pequenos), o AXtrail da Inclusão (para pessoas com dificuldade motora) e a entrega de prémios.
Todas as provas terão como ponto de partida do Parque Municipal de Exposições da Vila da Lousã, onde estará instalada também uma Feira de Equipamento Técnico, Artesanato e Produtos Regionais. 
O AXtrail teve a sua primeira edição em 2008, e é hoje um evento de referência no mundo do Trail Running, captando inclusivamente vários atletas internacionais. Tanto o UTAX como o TSL são provas qualificativas para o UTMB® (Ultra Trail du Mont Blanc), valendo aos atletas 5 e 3 pontos respetivamente. 
O AXtrail® é uma organização da Go Outdoor que soma em 2017 a sua 10.ª edição. O evento conta com o apoio da Câmara Municipal da Lousã, do Turismo Centro de Portugal, das Aldeias do Xisto, das marcas Prozis e Floema e ainda dos Municípios de Miranda do Corvo Castanheira de Pêra e Góis.  Saiba mais em www.axtrail.com
Partilhar no Facebook