Notícia

Lousã participa em Rede Intermunicipal de Bibliotecas


[+] Ampliar
A Lousã esteve presente ontem na Biblioteca Municipal de Penacova, na concretização de um Grupo de Trabalho da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Municipais da Região de Coimbra, que envolverá a participação dos 19 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC).

Nessa reunião, tratou-se do regulamento do Grupo de Trabalho, bem como de assuntos relacionados com as Bibliotecas Municipais, nomeadamente de uma exposição itinerante e de um concurso intermunicipal de ilustração e criação literária.

Foram ainda designadas quatro Comissões Técnicas que tratarão dos seguintes temas: formação das equipas das bibliotecas; promoção da leitura e divulgação da Rede Intermunicipal; bibliotecas itinerantes; gestão e acesso às coleções bibliográficas. A Lousã ficou responsável, em conjunto com outros municípios da região, propor ações para a Promoção da Leitura e Divulgação da Rede.

De salientar que anteriormente foi assinado um Protocolo de Colaboração entre a DGLAB (Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas) e a CIM-RC, a quem compete cumprir os seguintes objetivos, em conjunto com os 19 municípios envolvidos
a)  Criar uma Rede de Bibliotecas Itinerantes;
b)  Criar e Dinamizar Parcerias com as Bibliotecas Escolares;
c)  Disponibilizar uma Carteira de Formação direcionada aos Técnicos das Bibliotecas Municipais que constituem a Rede;
d)  Desenhar e Implementar projetos comuns às várias bibliotecas da Rede Intermunicipal;
e)  Fomentar o trabalho colaborativo entre os profissionais das Bibliotecas Municipais constituintes da Rede Intermunicipal;
f)  Difusão das atividades da Rede Intermunicipal.
Partilhar no Facebook