Notícia

Aprender na Mata do Sobral


[+] Fotos
Crianças das Férias Ativas visitaram e exploraram a biodiversidade da Mata do Sobral
No âmbito do Programa Educativo da Mata do Sobral, as crianças das Férias Ativas participaram em duas ações, nos dias 22 e 29 de agosto, que tiveram como objetivo proporcionar aos participantes momentos de aprendizagem e contacto com a natureza.
Na primeira ação, o objetivo foi identificar quais as espécies autóctones da mata e as espécies invasoras, tal como o seu impacto nos ecossistemas. Em equipas, as crianças e os seus monitores, recolheram folhas de várias espécies e tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes usos da floresta, dos mais tradicionais aos mais inovadores.
Na segunda atividade o objetivo foi criar um pequeno bosque e, para o efeito, cada criança reutilizou uma garrafa de plástico e nela semeou uma bolota de sobreiro, “apadrinhou-a” e assumiu o compromisso de cuidar da árvore até ao outono, altura em que voltarão à Mata do Sobral para a plantar. 
O Programa Educativo da Mata do Sobral tem como missão alertar para a importância da conservação da natureza, sensibilizar para a relevância da floresta e os seus usos e fomentar o espírito interventivo na conservação dos ecossistemas. 
Este programa será executado pela ACTIVAR, entidade contratada pela Autarquia para o efeito, e terá a duração de 3 anos.
Esta iniciativa integra a candidatura “Controlo/Erradicação de Flora Exótica Invasora para Conservação de Habitats e Espécies da Mata do Sobral” promovida pela Câmara Municipal da Lousã em parceria com a Junta de Freguesia de Serpins, cofinanciada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), Portugal 2020 e União Europeia.
Partilhar no Facebook