Concelho da Lousã acolhe iniciativas no âmbito a 1.ª Semana Ibérica sobre Espécies Invasoras.
1.ª Semana Ibérica Sobre Espécies Invasoras (SIEI 2021) decorre de 29 de maio a 6 de junho.
publicado a 30 de maio de 2021

O Concelho da Lousã irá acolher, no âmbito da 1.ª Semana Ibérica Sobre Espécies Invasoras (SIEI 2021), que decorrerá de 29 de maio a 6 de junho, duas iniciativas de controlo e erradicação de espécies invasoras, nomeadamente na Aldeia da Cerdeira, na Serra da Lousã, e na Mata do Sobral, na Freguesia de Serpins.

A atividade que se realizará na Aldeia da Cerdeira, organizada pela Planta do Xisto, decorrerá de 29 de maio a 6 de junho, mediante inscrição prévia e com número limitado de participantes, através do email plantadoxisto@gmail.com.

Já a iniciativa que irá decorrer na Mata do Sobral e que se insere nas iniciativas de voluntariado ambiental promovidas naquele espaço, terá lugar no dia 5 de junh.

As próximas ações terão lugar nos dias 14 e 28 de novembro.

Os interessados em participar nesta ação devem inscrever-se no formulário https://url.gratis/mOGB2z

A organização assegura o seguro de acidentes pessoais, material de proteção como luvas, máscara, material de trabalho/ferramentas, lanche e os grupos serão muito restritos e/ou familiares, de modo a que a ação seja realizada em segurança.
Trata-se de um projeto promovido pela Junta de Freguesia de Serpins e pela Câmara Municipal da Lousã, com a parceria da Activar e com o apoio do grupo “Reflorestar a Lousã com espécies Nativas”, sendo financiado pelo POSEUR.

De referir que 1.ª Semana Ibérica Sobre Espécies Invasoras (SIEI 2021) tem como objetivo aumentar a sensibilização sobre as invasões biológicas a nível da Península Ibérica. A Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras, a plataforma INVASORAS.PT e os projetos LIFE STOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA juntam-se a muitas outras Entidades e organizam ações sobre espécies exóticas invasoras por toda a Península Ibérica.