Início • Atividades Municipais • Ambiente • Centro de Recolha Animal
Se pretende adotar um cão ou um gato, contacte o Veterinário Municipal ou a Louzanimales - Associação pelos Animais da Lousã.
Ao adotar um cão no Centro de Recolha Animal a Câmara Municipal oferecerá a desparasitação, a identificação eletrónica “chip”, vacina anti-rábica, boletim sanitário e esterilização numa clínica veterinária da Lousã.
Ao adotar um gato através da Louzanimales, também terá benefícios, nomeadamente quanto à esterilização.
Evite a aquisição de animais de companhia, prefira dar uma oportunidade aos que necessitam da sua solidariedade.
Para os cães, é obrigatório:
:: A identificação eletrónica de todos os cães, bem como vacina anti-rábica a partir dos 3 meses, sendo daí de periodicidade anual.
:: A emissão, por parte de Médico Veterinário, de um boletim sanitário do seu cão (“cartão de identidade”).
:: O licenciamento de cães que é realizado nas Juntas de Freguesia, sendo necessário o seguinte:
- Cartão de identidade do animal;
- Documento comprovativo de vacinação anti-rábica;
- Carta de caçador, para cães de caça;
- Pagamento de taxa em dinheiro ou cheque, taxa variante consoante sexo e raça.
Gatos e furões:
:: O Decreto-lei 82/2019 define que são obrigados a usar um dispositivo eletrónico de identificação.
A identificação dos animais de companhia e respetivo registo no SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia) tem que ser realizada até 120 dias após o nascimento. Na impossibilidade de determinar a data de nascimento exata, a identificação deve ser efetuada até à perda dos dentes incisivos de leite.
Os cães encontrados na via pública, sem coleira e/ou açaimo, podem ser capturados e transportados para o Canil Municipal. Os detentores desses cães devem deslocar-se ao Canil Municipal para identificar os seus animais e obrigam-se a pagar as taxas que serão aplicadas.
Esterilize o seu cão /cadela, evitando fugas indesejadas que - além de coimas - podem originar acidentes, custos e gravidezes indesejadas.
Perder um animal
Se perder o seu animal de estimação, informe o Veterinário Municipal e a Associação de Proteção Animal Local. Nas ligações abaixo, dispõe sites onde deve registar o animal perdido, descrevendo em pormenor a ocorrência e as características do animal. Após o registo on-line, poderá enviar às entidades as ligações que lhe forem disponibilizadas.
Na Internet existem vários sites com informações sobre o que fazer em caso de perda. Desloque-se pessoalmente aos Canis, Gatis ou Centros de Recolha Animal da área onde o animal desapareceu. Não se esqueça que uma descrição telefónica do animal pode ser mal sucessida, pois o animal que perdeu poderá estar muito diferente daquilo que era quando estava consigo.
Encontrar um animal
Se encontrar um cão, poderá contactar o Veterinário Municipal do concelho onde o animal se encontra, sendo que as Câmaras Municipais procederão à captura e alojamento mediante as suas possibilidades.
Se encontrar um gato, antes de qualquer contacto deverá avaliar as suas características e perceber se se trata de um gato amistoso e doméstico que está perdido ou abandonado, ou de um animal com características silvestres que deverá permanecer numa colónia após Captura, Esterilização e Devolução (CED).
Se encontrar uma ave ou animal selvagem, poderá contactar o Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR, sendo que o Concelho da Lousã dispõe deste Serviço.