Início • Atividades Municipais • Juventude • Programas Juvenis
O projeto Espaço J E7G é uma intervenção para a promoção de competências pessoais, sociais e profissionais dos jovens através de ações que contribuam, de forma efetiva, para a construção dos seus projetos de vida. Algumas dessas atividades foram inclusivamente testadas na Lousã durante o último ano de vigência da 6.ª Geração, de forma a serem validadas.
O projeto tem três eixos de intervenção integrados em 3 Medidas de Intervenção:
I - Educação, Formação e Qualificação
II - Emprego e Empreendedorismo
III - Dinamização Comunitária, Participação e Cidadania.
O Espaço J E7G tem por objetivo trabalhar com dois grupos etários distintos. Um primeiro grupo, entre os 10 e os 15 anos, a quem se destinam as atividades da medida III e outro, entre os 16 e os 25, a quem se destinam as atividades da medida II. Apesar desta distinção, considera-se que trabalhar no âmbito da medida III, com os jovens entre os 10 e os 15 anos constitui, também, uma intervenção com efeitos a médio e longo prazo podendo facilitar a desocultação de competências essenciais à inserção futura no mercado de trabalho.
O Projeto resulta de um Consórcio entre a Associação Activar, a Câmara Municipal da Lousã, a Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho, o Agrupamento de Escolas da Lousã, a Status – Escola Profissional da Lousã, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Lousã, a Associação de Estrangeiros na Lousã e a Associação Empresarial Serra da Lousã. Este Consórcio baseia a sua intervenção num pilar de estabilização, consolidação e evolução do trabalho desenvolvido com a comunidade jovem nos últimos anos.
As atividades baseiam-se em áreas de carácter formativo-profissional, social, lúdico-pedagógico e comunitário, fundamentando-se nas competências pessoais e profissionais relevantes para a construção dos percursos de vida. Pretende-se que, mediante a orientação da equipa técnica e participação nestas atividades, os jovens aumentem as suas competências, criando projetos de vida mais qualificantes e participativos.
É neste “diálogo” que o projeto conta ir formando indivíduos que valorizam o seu “eu” e que, a partir desse momento, partam para a construção de um projeto de vida que os realize. A equipa técnica procurará orientar social e profissionalmente mas, principalmente, apoiar e dar sustentabilidade aos projetos e pretensões dos jovens, em cooperação próxima com os parceiros, aproveitando as estruturas e serviços existentes, complementando-os com aqueles que o próprio projeto disponibilizará. Pretende-se uma intervenção desenvolvida em equipa, com a participação ativa dos destinatários, numa lógica de trabalhar "com" e não apenas "para".
O Orçamento Participativo Jovem (OP Jovem) é um processo de participação democrática no âmbito do qual os cidadãos com idades entre os 14 e os 30 anos, inclusive, podem apresentar e decidir projetos de investimento público.
O OP Jovem abrange todo o território nacional. Fica atento e propõe ou vota em propostas do teu interesse!
Agora nós, Campos de Trabalho Internacionais, Férias em Movimento, Ocupação de Tempos Livres, Passe Jovem, Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas - são vários os programas do IPDJ.
Acede ao Portal que abriu em 2018 e informa-te para participares num destes programas. Localmente podes contactar a ACTIVAR ou a Câmara Municipal, dado que habitualmente fazem parcerias com o IPDJ relativamente a alguns destes programas.
O Programa Porta 65 Jovem tem como objetivo garantir uma maior equidade e eficiência do apoio público ao arrendamento por jovens, estimulando:
:: Estilos de vida mais autónomos por parte de jovens sozinhos, em família ou em coabitação jovem.
:: A reabilitação de áreas urbanas degradadas.
:: A dinamização do mercado de arrendamento.
Sabe mais sobre como apresentar a candidatura, os documentos necessários para a mesma e quem pode candidatar-se no Portal da Juventude.
O Programa Garantia Jovem ajuda-te a:
:: encontrar uma proposta de emprego ou criar o teu próprio emprego.
:: concluir o teu percurso escolar.
:: encontrar a formação certa para ti.
:: realizar estágio remunerado.
É uma iniciativa dirigida a jovens com menos de 30 anos de idade, com 3 grandes objetivos: aumentar as qualificações dos jovens; facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho; reduzir o desemprego jovem.
O Programa Impulso Jovem apresenta um conjunto de medidas de incentivo à criação de emprego jovem e assenta em três eixos:
:: Estágios Profissionais.
:: Apoio à Contratação e ao Empreendedorismo.
:: Apoios ao Investimento.
O Programa de Apoio Juvenil do IPDJ visa o apoio ao desenvolvimento das atividades das associações juvenis, das organizações equiparadas e dos grupos informais de jovens inscritos no Registo Nacional de Associativismo Jovem, entre outras.
Podem candidatar-se ao PAJ entidades com ou sem personalidade jurídica, tendo em conta as três Modalidades de Apoio Financeiro.
O Programa Erasmus + Juventude em Ação tem várias medidas ao dispor dos jovens.
:: Ação 1 - Mobilidade para a Aprendizagem: intercâmbios, Serviço Voluntário Europeu e formação e ligação em rede;
:: Ação 2 - Parcerias Estratégicas: construção de projetos de integração de redes de entidades ao nível local, regional, nacional e europeu no apoio aos seus jovens;
:: Ação 3 - Suporte às Reformas de Políticas: aproximar os jovens dos decisores públicos, criando cidadãos interessados, jovens com consciência cívica e pessoas empenhadas na resolução do seu presente e na perspetiva do seu futuro.
Desporto: Parcerias Colaborativas e Eventos Europeus sem Fins Lucrativos
Formação e Cooperação: Actividades de Cooperação Internacional
:: Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Ação
Rua de Santa Margarida, 6, 4710-306 Braga
Telf.: 253 204 260
E-mail: geral@juventude.pt
:: Entidades da Lousã disponíveis para apoiar os teus projetos no âmbito deste Programa:
Associação ACTIVAR
Bloom - Associação Sócio-Cultural