O fornecimento de refeições no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico compete às Câmaras Municipais, enquanto que no 2.º, 3.º Ciclos e Secundário essa responsabilidade é do Ministério da Educação.
Na Lousã, a qualidade de cozinhas e refeitórios escolares tem sido uma forte aposta, articulando deveres com o Agrupamento de Escolas. Todos os Jardins de Infância e Escolas do Concelho têm refeitórios onde são servidas refeições quentes.
O fornecimento de refeições das Escolas de Casal Sto. António e de Sta. Rita e dos Jardins de Infância da Lousã, Freixo, Fontainhas, Santa Rita e Serpins funcionam através de adjudicação da Câmara Municipal a empresas com Certificado de Qualidade.
Os almoços das Escolas Básicas n.º 1 e n.º 2 são da gestão do Agrupamento de Escolas, estando prescritos os mesmos padrões de qualidade.
Consulte as ementas das refeições da responsabilidade da Câmara Municipal na plataforma SIGA - Sistema Integrado de Gestão e Aprendizagem. Poderá confirmar a diversidade das mesmas, onde são incluídos sabores tradicionais da região, novos alimentos e, à segunda-feira, a refeição é vegetariana.
Certificação de Qualidade dos Refeitórios
Há mais de dez anos foi implementado nos refeitórios escolares da Câmara Municipal um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar, conforme a Norma ISO 22 000: 2005. Atualmente, a Norma NPEN ISO 2000:2018 – Sistema de Gestão de Segurança Alimentar – tem como objetivo distinguir os requisitos para um sistema de gestão de segurança alimentar, aplicáveis em todas as fases da cadeia alimentar.
Tal significa que, continuamente, é realizado Controlo de Qualidade que inclui vistorias de acompanhamento por uma Equipa de Segurança Alimentar e auditorias externas de avaliação da qualidade.
Algumas vantagens deste Certificado são a elaboração de ementas adequadas às faixas etárias por nutricionistas especializados, o controlo de intolerâncias ou restrições alimentares, bem como elevadas exigências quanto aos produtos alimentares e à higiene.
No âmbito da Certificação de Qualidade é ministrada formação contínua aos os recursos humanos afetos aos refeitórios, são dinamizados Planos de Animação e de Educação Alimentar envolvendo toda a comunidade educativa, é fomentado o consumo responsável através do Plano Municipal de Alimentação Saudável e Sustentável, entre muitas outras ações.
O Sistema de Gestão de Segurança Alimentar tem por base a Política de Segurança Alimentar da Autarquia.