A igualdade de oportunidades entre homens e mulheres é um tema atual e indispensável na democracia e numa sociedade que se pretende seja mais equilibrada e justa.
A Carta Europeia para a Igualdade das Mulheres e dos Homens na Vida Local, refere que “a igualdade das mulheres e dos homens é um direito fundamental para todos e todas, constituindo um valor capital para a democracia. A fim de ser completamente conseguido, não é suficiente que este direito esteja legalmente reconhecido, sendo necessário o seu efetivo exercício em todos os aspetos da vida: política, económica, social e cultural”.
Assim, a Câmara Municipal - instituição promotora de desenvolvimento social e com um papel fundamental da Administração Pública Local no combate das desigualdades - desenvolve desde 2011 o Projeto "Horizontes Integrados" que visa promover uma política integrada de promoção da igualdade de género, contribuindo para desenvolver uma mudança na cultura organizacional do Município tendo em conta as necessidades, expectativas e aspirações de homens e mulheres, adequando as respostas prestadas e integrando, de forma transversal, o objectivo da promoção da igualdade de género em todos os vetores centrais da autarquia.
Com a concretização deste projeto, a Autarquia elaborou o Plano Municipal para a Igualdade com os parceiros locais, para a efetiva integração da perspetiva de igualdade de género nos processos e iniciativas e para a sua promoção ao nível do desenvolvimento local.