Mata do Sobral com ações de controlo de espécies invasoras.
Intervenção em curso contempla uma área de 75 hectares.
publicado a 8 de março de 2021

Tendo como objetivo o controlo/erradicação de espécies invasoras, encontram-se em curso trabalhos em 75 hectares da Mata do Sobral, em Serpins.

Esta intervenção, que contempla trabalhos mecânicos e motomanuais e, também, a aplicação de produtos adequados para eliminação destas espécies, insere-se no âmbito da candidatura efetuada pela Câmara Municipal da Lousã e pela Junta de Freguesia de Serpins ao POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.

A empreitada, que significa um investimento de 99 974,25€ + IVA, está a ser promovida pela empresa Silvicorgo, Lda e a ter o acompanhamento do Gabinete Técnico Florestal.

A Mata do Sobral, situada na freguesia de Serpins, é uma zona florestal de grande valor botânico, um refúgio onde ainda se encontram muitas espécies características da flora mediterrânica original.

As intervenções em curso devem-se ao crescimento e proliferação rápida das espécies invasoras existentes no local que prejudicam o desenvolvimento das espécies autóctones e dessa forma contribuir para a recuperação do ecossistema.

Este projeto, engloba também um programa educativo no qual se destaca a rede de Geocaching “Descobrir a Mata do Sobral” e ações de Voluntariado Ambiental.