Portal Institucional

II Encontro Distrital de Boas Práticas de Igualdade, Cidadania e Não-Discriminação
Iniciativa teve lugar ontem no Hotel Palácio da Lousã
publicado a 7 de dezembro de 2018

Decorreu ontem, no Hotel Palácio da Lousã, o II Encontro Distrital de Boas Práticas de Igualdade, Cidadania e Não-Discriminação, uma organização da Câmara Municipal e da CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género da Presidência do Conselho de Ministros, em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC) e outras entidades.

Após a sessão de abertura que contou com a presença dos presidentes da Câmara Municipal e da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Luís Antunes e João Ataíde, o encontro organizou-se em quatro painéis distintos.

O primeiro painel foi apresentado por elementos da CIG, Roa Oliveira e Nuno Gradim, e versou sobre a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação e os seus 3 Planos: Ação para a Igualdade entre Homens e Mulheres; Ação para a prevenção e o combate à violência contra mulheres; Ação para o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais.

O segundo painel tratou da Promoção da Cidadania Activa e Direitos das Mulheres e foi apresentado pela formadora Sandra Silvestre e pela Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos da Mulheres, Alexandra Silva, com moderação de Rute Castela, membro do GRAAL – Comunidade Internacional de Mulheres.

Durante a tarde, Susana Ferreira apresentou o plano de formação 2018 da CIMRC sobre estas temáticas e, de seguida, as Câmaras Municipais da Lousã, Oliveira do Hospital e Figueira da Foz apresentaram as dimensões estratégicas e operacionais dos seus Planos Municipais de Igualdade.

Antes do encerramento, o terceiro painel intitulado “Nós, cidadãos”, teve participações da Associação de Estrangeiros na Lousã, da Associação Fernão Mendes Pinto, da Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade e da Casa da Esquina de Coimbra.

Ao longo do dia, o evento contou também com momentos musicais por membros da ARCIL e de danças russas pela Academia de Bailado da Lousã.

A Semana da Igualdade na Diversidade continuará, hoje, com um Concerto do Advento da Orquestra Ligeira das Gândaras na Igreja de Santa Luzia, pelas 21h30 e com uma exposição da Associação da Animar intitulada "Aqui morreu uma mulher" que estará patente na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro até ao final do ano.

 

Ao visitar este website, está a consentir a utilização de cookies.