5 Territórios ligados pela Cultura apresentam-se em Idanha-a-Nova com projeto inovador de promoção artístico-cultural
Dia 5 às 17h em Idanha-a-Nova
publicado a 3 de janeiro de 2018

Projeto Cinco: “5 Municípios. 5 Culturas. 5 Sentidos.” Une, pela primeira vez, os concelhos de Idanha-a-Nova, Óbidos, Águeda, São Pedro do Sul e Lousã num projeto de programação cultural em rede, com o objetivo de projetar a identidade cultural de cada território.

Numa operação inovadora, 5 concelhos - que se destacam por uma identidade cultural muito própria - uniram-se para a promoção de um programa plurianual de atividades artístico-culturais com base no intercâmbio, itinerância e trabalho em rede, levando a uma maior qualificação e projeção dos agentes e ações culturais dos territórios.

A parceria potencia o que de melhor se faz em cada um dos 5 concelhos, numa lógica de cooperação e complementaridade:

Águeda - Cultura Criativa
Águeda destaca-se pela forma criativa e inovadora como promove a cultura e dinamiza eventos diferenciadores e mobilizadores, sendo um parceiro crucial para a definição de mecanismos de promoção e disseminação eficazes.

Idanha-a-Nova - Cultura Musical
A atribuição da classificação “Idanha-a-Nova, City of Music”, cidade criativa UNESCO, representa um reconhecimento do património e dinamismo cultural do território ligado à produção musical, constituindo assim um baluarte nacional na promoção da identidade territorial através da cultura.

Lousã - Cultura Pedagógica
A forma como Lousã investe na educação cultural de jovens e na formação de novos públicos não só é um atributo diferenciador do município, como também uma política de benchmarking no que diz respeito à sustentabilidade da cultura em territórios de baixa densidade.

Óbidos - Cultura Literária
A riqueza cultural de Óbidos relacionada com a literatura reflete-se na sua integração na rede de cidades criativas da literatura UNESCO, sendo uma referência para outros territórios no que diz respeito à promoção cultural de espaços históricos.

São Pedro Do Sul - Cultura Feminina
Sendo daqui originárias importantes mulheres do panorama cultural português, tais como Isabel Silvestre, S. Pedro do Sul destaca-se por padrões culturais únicos de autoria feminina e pela valorização dos seus talentos.
Materializa-se num plano integrado de iniciativas culturais desenvolvido e calendarizado em rede com todos os municípios envolvidos.

Espetáculos, exposições, residências artísticas, experiências sensoriais e visitas guiadas são algumas das atividades que fazem parte deste projeto, que será apresentado dia 5 de janeiro, às 5 da tarde, com a presença dos 5 Municípios, no Centro Cultural Raiano em Idanha-a-Nova.

A sessão de apresentação é de entrada livre e gratuita. O programa segue abaixo:
17h00 | Abertura
17h10 | Intervenções
Armindo Jacinto | Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova
Humberto Marques | Presidente da Câmara Municipal de Óbidos
Edson Santos | Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda
Henriqueta Oliveira | Vereadora para a Cultura da Câmara Municipal da Lousã
Teresa Sobrinho | Vereadora para a Cultura da Câmara Municipal de São Pedro do Sul
17h40 | Exibição do documentário "5 Entradas", um filme de Tiago Pereira para uma Cartografia de Afectos.
18h10 | 5 Sabores – Degustação de produtos regionais dos 5 Municípios