600 Seniores Concelho celebram o Dia dos Avós
Iniciativa teve lugar hoje no Parque Municipal de Exposições
publicado a 26 de julho de 2018

A Câmara Municipal da Lousã promoveu, hoje, mais uma edição do “Dia dos Avós”, iniciativa que contou com a participação de cerca de 600 seniores do Concelho.

Com um programa diversificado, o Dia dos Avós contou com diversos momentos lúdicos e de lazer, como jogos tradicionais intergeracionais, que contaram com a participação das crianças e jovens que participaram nas “Férias Ativas”, atuação do Rancho Sénior do projeto “Lousã a Mexer +”, almoço convívio com animação do Grupo de Concertinistas da Lousã, atuação do Grupo de Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova – no âmbito do projeto “5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos” e uma animada matiné dançante com o Duo “Cheirinhos do Sul”.

Durante a iniciativa foram, também, entregues diversos equipamentos no âmbito do Projeto “10 Mil Vidas”, disponibilizado aos idosos do Concelho, que vivem em situação de isolamento social, um aparelho de teleassistência.

A tecnologia usada permite um acompanhamento 24 horas por dia, personalizado e preventivo. A tele-saúde tem como vantagens a localização do idoso através do uso do GPS, controlar os indicadores de saúde, utilizar o botão SOS caso o utente necessite de ajuda urgente, controlar a toma de medicação através de um lembrete de gestão de medicamentos e, ainda, promover a aproximação da família.

O Dia dos Avós integra o Plano Municipal Sénior que tem como objetivo promover o envelhecimento ativo, através da ocupação saudável e integradora dos seniores do Concelho, que contempla, entre outros o programa “Lousã a Mexer +”, os passeios sénior e as matinés dançantes.

Para o Presidente da Câmara, Luís Antunes, “as atividades que integram o Plano Municipal Sénior, promovidas ao longo do ano pela Autarquia, têm tido bastante aceitação e são um contributo efetivo para a promoção da qualidade de vida dos seniores do Concelho e é, para o Executivo Municipal, gratificante verificar a aceitação e agrado demonstrado por todos os participantes”.