A Semana da Floresta da Lousã, que teve lugar de 19 a 24 de março, contou com a participação de mais de 700 crianças, nomeadamente do pré-escolar e 1.º ciclo das Escolas do Concelho e também de escolinhas de bombeiros do distrito.
Este evento - que envolve a comunidade educativa e diversos parceiros, como o Jardim Botânico de Coimbra, Águas do Centro Litoral, ERSUC, Centro Ciência Viva de Proença a Nova, GIPS/GNR e Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Universidade de Coimbra (FCTUC) decorreu na Oficina de Segurança / Parque Municipal de Exposições e nos estabelecimentos de ensino.
Tendo como base a floresta da Serra da Lousã, a iniciativa contemplou jogos lúdicos, educativos e ambientais, histórias, oficinas /ateliers – como por exemplo de “sabonetes da floresta” e degustação de gelados e de doces tradicionais - peças de teatro - nomeadamente pela Companhia Marimbondo com a peça “A melodia perdida” - e a viatura interativa da ERSCUC.
A Semana da Floresta contou, também, com a presença da escritora Idália Francisco que veio contar a sua história “A aventura do Gaio Malaquias”.
A mascote Zé Carumas fez algumas apresentações, sensibilizando o público mais jovem para os "inimigos" da natureza.
O último dia da edição deste ano foi dedicada aos Bombeiros e contou com a presença das Escolinhas de Infantes dos Bombeiros de Condeixa, Montemor, Penacova e Serpins que, para além de terem experimentado com algum material de combate a incêndios, foram sensibilizados para os perigos dos incêndios através de uma visita ao Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais.
A Semana da Floresta integra um plano mais alargado de iniciativas de educação e sensibilização ambiental promovido pela Autarquia.