8.ª Semana do Empreendedorismo com balanço muito positivo
Iniciativas do programa contaram com boa adesão
publicado a 27 de março de 2018

Terminou este domingo mais uma edição da Semana do Empreendedorismo da Lousã, um evento que contou com diversas atividades, tendo as mesmas contado com boa adesão.

A Semana iniciou-se com o Concurso Municipal de Ideia de Negócios, organizado em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM_RC), Agrupamento de Escolas da Lousã, Escola Profissional da Lousã e ARCIL.

A ideia de negócio vencedora a Pulsar - uma pulseira para pesar que se coloca à volta dos sacos de alimentos e ingredientes, substituindo as convencionais balanças – foi proposta pela Aluna Ema Loureiro Duarte e foi a representante do Concelho no Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio que teve lugar no passado domingo, tendo sido brilhantemente apresentado pela sua proponente.

No dia 19 de março, o Museu Prof. Álvaro Viana de Lemos acolheu o II Fórum de Empreendedorismo e Inovação – Desafia-te!
Já no dia 20 de março, as atividades desenrolaram-se no Auditório da Biblioteca Municipal, tendo decorrido durante a manhã duas oficinas promovidas pela DECO e pelo Microninho – Incubadora Social / ADSCCL, nomeadamente sobre “O essencial da economia pessoal” e “Missão UPA”.

Durante a tarde, as atividades foram dedicadas às empresas e aos empreendedores, tendo sido promovida – em parceria com a AESL – Associação Empresarial Serra da Lousã, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional e Turismo do Centro – uma sessão de esclarecimento sobre o “Incentivo SI2E – Atrair novos investimentos empresariais e emprego para os territórios afetados pelos incêndios e incentivos para o setor do Turismo, tendo a sessão contado com cerca de 40 participantes.

No dia 21 de março, foi promovida uma Sessão de Esclarecimento para empresas sobre o tema da Internacionalização, em parceria com a AESL e com o AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, que contou com a participação de 16 pessoas.

O Espaço J também se associou à Semana do Empreendedorismo, tendo promovido, no dia 22 de março, uma tertúlia sobre Artes e Cultura, Neurociências e Comunicação em Ciência, tendo esta tertúlia a parceria do Agrupamento de Escolas da Lousã e da ACTIVAR.

Neste dia, teve também lugar a Feira do Empreendedorismo e Emprego Jovem organizada na Escola Secundária da Lousã foi a maior alguma vez organizada, com mais de 25 entidades do Ensino Profissional e Superior e os “Tours Empresas e Negócios” envolveram o tecido empresarial, proporcionando aos alunos a visita a mais de 15 empresas.

Também a 22 de março, na Escola Secundária e Escola Básica N.º 1, decorreu a votação nacional do Orçamento Participativo nas Escolas.
No dia 22 de Março, o Salão Nobre acolheu a homenagem às PME Líder e Excelência do Concelho.

A 23 de março, organizado pela Escola Profissional da Lousã, teve lugar o evento ProOrienta-te.

No dia 24, teve lugar a final do Concurso “Mostra o teu Talento”, organizado pela Escola Profissional da Lousã, onde diversas pessoas da região puderam dar a conhecer as suas aptidões artísticas.

O evento contou com mais de 400 pessoas no Cineteatro da Lousã.

O júri, constituído por Nuno Guerreiro, Ana Figueiredo, Fátima Santos e Hélder Martins, deliberou o seguinte:
1.º lugar: Beatriz Cruz (voz e instrumental) | 2.º Lugar: Daniela Conceição (dança) | 3.º Lugar: Ana Cláudia (voz)

Esta iniciativa integrou ainda uma campanha de angariação de fundos denominada "Juntos pela Arte", em benefício do bailarino Eduardo Bolsa e angariou 500€ para a sua participação numa competição em Nova Iorque.