O Executivo Municipal aprovou, na reunião realizada ontem, por unanimidade, um apoio financeiro extraordinário à Cooperativa Lousãmel, no valor de 3 000€ (três mil euros), tendo como objetivo a compra de alimento para as colónias de abelhas localizadas nas zonas afetadas pelos incêndios de 2017.
Esta medida surge na sequência dos prejuízos resultantes dos incêndios que afetaram de forma significativa a apicultura do Concelho e que causaram a destruição da flora natural, fonte de alimentação das abelhas melíferas.
Na mesma reunião, o Executivo aprovou, também por unanimidade, um apoio equivalente a 50% da despesa do processo de certificação – até ao valor de 50€ por apicultor – exclusivo aos apicultores do Concelho da Lousã e sócios da Cooperativa Lousãmel que procedam à certificação e participem na Feira do Mel e da Castanha.
De referir que a certificação é fruto de um trabalho desenvolvido, tendo como objetivo uma maior qualidade para o consumidor final e que estimula a adoção de boas práticas no maneio das colmeias e das abelhas.
Os apoios agora aprovados, têm como objetivo um apoio mais direto e efetivo à atividade apícola – uma atividade importante no Concelho nomeadamente para a dinamização da economia local - e à valorização de um produto de excelência do território, o Mel DOP Serra da Lousã.