No ano em que se assinalam 65 anos do nascimento de Carlos Carranca (9 de novembro de 1957) e 3 anos da sua morte (29 de agosto de 2019), a Câmara Municipal da Lousã lançou a 1ª edição do Prémio Literário Carlos Carranca, aprovado em Assembleia Municipal em de junho de 2021.
Associar um prémio literário a Carlos Carranca, poeta e humanista, com fortes ligações à Lousã, é motivo de grande orgulho para o Município. Além de homenagear o autor, este prémio pretende incentivar a produção literária, a criatividade e o gosto pela escrita e a lusofonia, missão de vida do autor, e inscreve-se nas políticas culturais e de promoção do livro e da leitura da Câmara Municipal da Lousã.
É, também, trazer o autor de “Lousã, em Menino” de volta a um lugar da sua infância e inscrever, de forma indelével, o seu nome na identidade cultural do município. “Este é o chão. /Voltar ao lugar/à casa perdida/à bola jogada na rua. /Às coisas que a gente fazia/em ternura/Regressar/à Lousã/voltar de novo/à aventura”
O prémio é acompanhado de um conjunto de atividades ligadas ao autor, nomeadamente tertúlias que congregam amigos e seguidores da obra do autor.
Os vencedores foram:
2023
“A clandestina idade dos pequenos segredos”, de Joaquim Fernando Rana Fitas (pseudónimo Adélius), publicado pela Câmara Municipal da Lousã em 2023;
2024
“Sísifo Liberto” de Pedro Baptista, publicado pela Câmara Municipal da Lousã em 2024.