Decorrem no fim-de-semana de 23 a 25 de setembro as comemorações das Jornadas Europeias do Património (JEP) 2022, este ano dedicadas ao tema Património Sustentável, com o objetivo sensibilizar as comunidades para proteger o rico e diversificado património cultural europeu, no contexto das alterações climáticas e da degradação ambiental.
Na sexta-feira dia 23, no jardim do Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos, vão acontecer um conjunto de atividades que pretendem sensibilizar os jovens para as questões do património natural no processo de construção de um futuro mais sustentável e resiliente. O resultado sairá em formato de horta, depois de assistirem a uma palestra sobre agricultura sustentável e se iniciarem na prática hortícola e em forma de “hotel”, neste caso para insectos, relevando o papel ecológico e influência que os insectos têm nos recursos naturais, ficando disponíveis no jardim do Museu para visita.
O tema das JEP 2022 encontra-se alinhado com as preocupações do Projeto Cultural de Escola do Agrupamento de Escolas da Lousã e do projeto mediação cultural Musa, da Câmara Municipal da Lousã, inserindo estas iniciativas nos seus planos de atividades. O objectivo é sempre promover o acesso ao património, convidando as comunidades, incluindo a escolar, à participação ativa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento de todos, sobretudo dos alunos, com o património cultural.