Semana Europeia da Mobilidade Sustentável com iniciativas na Lousã
Atividades decorrem entre hoje e sexta-feira
publicado a 16 de setembro de 2024

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade Sustentável, que se assinala de 16 a 22 de setembro, a Câmara Municipal da Lousã está a promover atividades que têm como objetivo assinalar esta efeméride.

Assim, entre hoje e até à próxima sexta-feira, e tendo como objetivo a promoção do transporte público, o serviço “UrbLousã - Transportes Urbanos” será gratuito (com limitação à lotação das viaturas).

Ainda neste âmbito, durante as próximas duas semanas, os estabelecimentos de ensino do pré-escolar vão receber ações com mascote do projeto “Oficina de Segurança”, Violeta Stop, que, em colaboração com a Escola Segura da GNR, vai dinamizar atividades educativas e pedagógicas que promovem a segurança rodoviária e a mobilidade responsável.

Estas iniciativa têm como objetivo ensinar às crianças os conceitos básicos de segurança rodoviária, como atravessar a rua corretamente, reconhecer sinais de trânsito e a importância do uso de passadeiras e semáforos, bem como incentivar formas de mobilidade mais sustentáveis, como caminhar ou andar de bicicleta, desde cedo.

A colaboração com a Escola Segura, representada pela Guarda Nacional Republicana (GNR), permite também às crianças verem as autoridades como parceiros de confiança, reforçando o respeito pelas regras de segurança, sensibilizando os mais pequenos para a importância de comportamentos seguros e sustentáveis, ajudando a formar os cidadãos do futuro!