A Câmara Municipal da Lousã assinalou, hoje, 1 de maio, o 121.º aniversário dos Bombeiros Municipais da Lousã, numa cerimónia que decorreu no Quartel da Corporação de Bombeiros Municipais e que contou com a presença de diversas entidades e representantes da comunidade.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, destacou o simbolismo da data e a importância histórica e atual dos Bombeiros Municipais no sistema de proteção civil do concelho.
O autarca começou por homenagear os bombeiros falecidos, com uma palavra especial em memória de Franquelim Gonçalves, sublinhando que “a coragem e o compromisso destes homens e mulheres são um exemplo vivo de serviço público ao mais alto nível”.
Ao longo do seu discurso, Luís Antunes salientou o esforço contínuo de valorização da corporação, destacando que o investimento municipal em 2024 ultrapassa os 1,6 milhões de euros, dos quais cerca de 715 mil euros são dedicados a recursos humanos e 92.800 euros ao apoio ao voluntariado.
O Presidente recordou também o investimento acumulado desde 2012, com mais de 1,3 milhões de euros aplicados em viaturas e mais de meio milhão de euros em obras e equipamentos no quartel. Está ainda previsto o lançamento de concurso para a aquisição de um novo VFCI.
Além do Corpo de Bombeiros Municipais da Lousã, o Presidente destacou o apoio permanente à Corporação de Bombeiros de Serpins, incluindo 27 mil euros anuais de apoio direto e mais de 31 mil euros/ano para a EIP – Equipa de Intervenção Permanente.
A cerimónia incluiu momentos de homenagem e entrega de distinções, reforçando o espírito de missão, a coesão da corporação e a proximidade com a comunidade.