Abertas as candidaturas para a 2ª edição do Prémio Literário Carlos Carranca
Candidaturas terminam às 17h30, de dia 17 de novembro
publicado a 19 de outubro de 2023

Encontra-se aberto, até 17 de novembro às 17:30h, o período de candidaturas para a 2.ª edição do Prémio Literário Carlos Carranca, que se inscreve nas políticas culturais e de promoção do livro e da leitura da Câmara Municipal da Lousã.

O prémio terá um valor pecuniário de 1.500€ para além da edição da obra e será atribuído a um trabalho que tenha a “Liberdade” por tema, conforme acordo do júri, e concordância da família de Carlos Carranca, tendo em consideração que em 2024 se comemoram os 50 anos do 25 de abril.

O júri do concurso é constituído por Alice Neto de Sousa (poetisa), António Vilhena (poeta, cronista e autor de livros infantis), José António Franco, (licenciado em Filologia Germânica, professor, formador, poeta e ficcionista) Maria Fernanda Redondo (licenciada em Filologia Germânica, docente aposentada do Ensino Básico) e Maria Toscano (Doutora em Sociologia, formadora e trainer em PNL e escritora).

Recorde-se que este Prémio foi criado em memória do Poeta Carlos Carranca, com fortes ligações pessoais e familiares à Lousã, tendo a Câmara Municipal da Lousã decidido pela sua criação como forma de o homenagear, pretendendo-se que estimule o desenvolvimento cultural e de promover a divulgação da cultura lusófona e da lusofonia e de incentivar a criação literária, no campo da edição, a criatividade e o gosto pela escrita e leitura.

Recorde-se que a I.ª edição foi ganha pelo autor Fernando Fitas, com a obra “A clandestina idade dos pequenos segredos”, obra que foi publicada pela Câmara Municipal da Lousã.