Apresentado o projeto de recuperação de açudes no âmbito da Reabilitação Fluvial do Rio Ceira.
Iniciativa financiada pelo EEAGRANTS já se encontra no terreno.
publicado a 1 de outubro de 2021

Teve ontem lugar, no Pavilhão do Rancho Folclórico Flores de Serpins, a apresentação do projeto de recuperação de açudes, que se iniciou esta semana na Freguesia de Serpins.

Esta empreitada, designada como “Projeto de Reabilitação Fluvial do Rio Ceira – Obras Hidráulicas”, prevê intervenções no Concelho nos açudes do Cabril do Ceira, Amiais e Barrabás (local onde se iniciou já a intervenção).

A intervenção insere-se no projeto “Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às alterações climáticas” financiado pelo EEA GRANTS (Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu) e promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente, através da Administração da Região Hidrográfica do Centro, tendo ainda como parceiros a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Direção Norueguesa de Proteção Civil.

Na cerimónia, que contou com a presença de mais de 50 Serpinenses que são servidos, especialmente para as suas culturas de subsistência pela água retida nos açudes, estiveram também representantes das entidades envolvidas nomeadamente da CIM Região de Coimbra, Agência Portuguesa do Ambiente, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (entidade responsável pelo projeto), representantes da empresa que se encontra a operar no terreno e da empresa fiscalizadora, Junta de Freguesia de Serpins e da Câmara Municipal da Lousã.

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes destacou a “importância deste projeto e especificamente desta intervenção nos Açudes, realçando que, apesar de não estarem incluídos neste projeto, a Câmara Municipal irá intervir em outros açudes ao longo do Rio Ceira, como o açude da Cova do Barro (Serpins) e dos Favais e da Marola em Foz de Arouce.”