Assembleia Municipal aprova a constituição de sistema intermunicipal de água, saneamento de águas residuais e de recolha de resíduos sólidos urbanos
Constituição do sistema e criação da empresa que o vai gerir foram aprovados sem qualquer voto contra
publicado a 20 de dezembro de 2018

A Assembleia Municipal da Lousã, que reuniu no dia 12 de dezembro na freguesia das Gândaras, aprovou – por maioria com duas abstenções - a constituição do sistema intermunicipal de água, saneamento de águas residuais e de recolha de resíduos sólidos urbanos e a constituição da empresa APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior, E.I.M.,

De destacar o facto deste ponto ter sido aprovado sem qualquer voto contra, o que é elucidativo do consenso gerado em torno desta decisão que tem como objetivo contribuir para a sustentabilidade técnica e económico-financeira dos serviços de abastecimento de água e de saneamento dos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares.

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, realçou igualmente que “foi possível realizar uma discussão e votação de um assunto estratégico onde foram privilegiados os interesses do Concelho e o objetivo principal de criar um sistema que permita assegurar mais eficiência e qualidade na prestação de serviços em áreas importantes.”

Na proposta aprovada, fica ainda definido que a condução de todo o processo e interação com as entidades competentes – até à constituição formal da empresa intermunicipal - será da competência dos municípios de Penela, Lousã e Penacova.