Assinado contrato para empreitada de extensão da rede de abastecimento de água à freguesia de Serpins.
Investimento de cerca de 400 mil euros promovido pela APIN.
publicado a 20 de julho de 2021

Foi ontem assinado o Contrato de Empreitada relativa à Execução da Conduta de Adução ao Sistema de Abastecimento de Água de Serpins, no âmbito da APIN

Trata-se de uma obra de expansão da rede de abastecimento de água da Lousã (Centro) até Serpins, com a construção da extensão da rede (de abastecimento de água), através da conduta adutora da Lousã (via reservatório do Aeródromo) até Serpins. Este projeto tem um valor global de 400mil euros e previsão de execução de 5meses.

Esta obra vai permitir à freguesia de Serpins deixar de estar “dependente das dificuldades conhecidas decorrentes do abastecimento através do rio Ceira. Os serpinenses vão poder usufruir de um abastecimento de água quantitativamente e qualitativamente melhor”, refere, Luís Antunes, no papel de Presidente do Município da Lousã.

A APIN conta com um plano de investimento ambicioso, dos quais cerca de 40 milhões de euros serão executados nos primeiros 4 anos de atividade. “Se pensarmos em termos nacionais, dos 100 milhões de euros destinados aos municípios de todo o país que se agregassem, 22.4 milhões, quase um quarto desse dinheiro, foi conseguido pela APIN”, reforçou Luís Antunes.

Já Luís Matias, enquanto membro do Conselho de Administração da APIN, na sua intervenção relembrou que “a agregação de municípios assegura a manutenção, renovação e modernização dos serviços na região, através do reforço de investimento e do acesso a fundos comunitários do POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos. As metas de qualidade dos serviços, cada vez mais exigentes, terão o contributo positivo de projetos específicos para a redução de perdas de água, para o aumento da cobertura dos serviços de abastecimento e saneamento, e para uma gestão integrada dos resíduos.”

No decorrer deste mês, a APIN irá lançar mais concursos públicos no concelho da Lousã, nomeadamente na Freguesia de Serpins, de investimentos relativos a melhoramentos na rede de abastecimento de água, a partir do lugar de Quatros Águas até Casal de São Miguel, que contribuem para a estabilização do abastecimento de água, de modo a reduzir as perturbações no fornecimento de água à população. A aposta na reestruturação da rede vai permitir acabar com a dependência da captação de água da Nascente, que não satisfaz, a vários níveis, as necessidades das pessoas.

A cerimónia realizou-se no Salão Nobre da, Câmara Municipal da Lousã e contou com a presença da Presidente da Câmara de Alvaiázere, Célia Marques, do Presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes e do Presidente da Câmara de Penela, Luís Matias - membros do Conselho de Administração da APIN, bem como com a Comissão Executiva da APIN e com a participação do representante da empresa vencedora do respetivo Concurso Público, Santos Neves & António Correia, Lda.