Assinados protocolos para apoio às famílias.
Protocolos no âmbito das Atividades de Animação e Apoio às Famílias (AAAF) significam um investimento de 134 000€ - para funcionamento até dezembro - e serão reavaliados em novembro devido à pandemia COVID-19.
publicado a 14 de setembro de 2020

No âmbito das políticas Municipais de apoio às famílias, foram hoje assinados protocolos de colaboração entre a Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas da Lousã, ACTIVAR, Associação Recreativa, Cultural e Social das Gândaras, Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Serpins e ARCIL, para o funcionamento das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL), com um valor de 94 000€

No caso das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), atendendo à pandemia e à incerteza que pode levar à necessidade de ajustamentos no apoio – que já foi reforçado em relação ao ano anterior - os protocolos agora assinado estarão em vigor até dezembro do presente ano, sendo efetuada uma avaliação em novembro e, caso se justifique, será reforçada a verba para os restantes meses do ano letivo.

Neste âmbito, foram estabelecidos acordos com o Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Serpins, ACTIVAR – Associação de Cooperação da Lousã e com a Associação Recreativa Cultural e Social das Gândaras, que abrangem até 260 crianças e que significam um investimento no valor de 94 000€ para 4 meses de funcionamento (mais 50% de investimento em relação a igual período do ano anterior e um aumento de 70 vagas).

Já no que respeita aos Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL), foram protocoladas com o Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Serpins e ARCIL a cedência de equipamentos e instalações que possibilitaram este serviço a crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico do Concelho.

De referir que estes serviços são assegurados por monitores com formação na área.

Para além do apoio monetário, a Autarquia assume ainda a cedência e manutenção de instalações e mobiliário para o funcionamento das atividades, assim como outros apoios logísticos, como, por exemplo, a realização periódica de ações de formação para os monitores envolvidos nestas atividades.

Refira-se que estes protocolos e os apoios definidos se enquadram nas medidas de apoio às famílias que contemplam outras medidas como a Ação Social Escolar, tarifas sociais, apoio à aquisição de cadernos e fichas de atividades e material escolar, transportes escolares, dentro e para fora do concelho, diversos projetos educativos e outros apoios sociais.

De referir que nesta cerimónia e também como forma de apoio às famílias e à comunidade, foi assinado um outro protocolo com a ARCIL, no valor de 20 050€ que tem como objetivo garantir os recursos humanos especializados para o funcionamento de diversos projetos municipais com as Férias Ativas, Oficina de Segurança, “Lousã a Mexer +” e Toque & Tom.