Atividades de Animação e Apoio à Família – Autarquia assina protocolos com instituições.
Protocolos no âmbito das Atividades de Animação e Apoio às Famílias (AAAF) significam um investimento de 273 208€ para o presente ano letivo. Aumento em relação ao ano letivo é de 138 525€ (aumento de 97%).
publicado a 4 de janeiro de 2021

No âmbito das políticas municipais de apoio às famílias, a Câmara Municipal assinou, hoje, protocolos de colaboração com o Agrupamento de Escolas da Lousã, ACTIVAR, Associação Recreativa, Cultural e Social das Gândaras e Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Serpins.

Estes protocolos dizem respeito ao funcionamento das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), onde se inclui o serviço de antecipação de horário – de extrema importância para as famílias - entre janeiro e julho de 2021 e significam um investimento da Autarquia de 179 207,70€ (aumento de 97% de investimento em relação a igual período do ano anterior e um aumento de 70 vagas).

De referir que, devido à pandemia, que levou a alguma incerteza no processo e na forma de funcionamento das atividades, nomeadamente com o necessário reforço de recursos humanos e de medidas de segurança, a Autarquia e os parceiros assinaram um primeiro acordo para os meses de setembro a dezembro – que significou um investimento de 94 000€, sendo agora, após reavaliação, a definidos os valores e as condições para os restantes meses do ano letivo.

De referir que na totalidade do ano letivo, de setembro a julho, nas Atividades de Animação e Apoio à Família, serão investidos 273 208€, o que significa um aumento de 138 525€ em relação ao ano letivo anterior.

Para além do apoio monetário, a Autarquia assume ainda a cedência e manutenção de instalações e mobiliário para o funcionamento das atividades, assim como outros apoios logísticos, como, por exemplo, a realização periódica de ações de formação para os monitores envolvidos nestas atividades.

Refira-se que estes protocolos e os apoios definidos se enquadram nas medidas de apoio às famílias que contemplam outras medidas como a Ação Social Escolar, tarifas sociais, apoio à aquisição de cadernos e fichas de atividades e material escolar (cerca de 25 000€), transportes escolares, dentro e para fora do concelho, diversos projetos educativos e outros apoios sociais.