Na Lousã, a agricultura é mais do que uma atividade económica, é uma tradição enraizada nos nossos valores, um compromisso com a preservação do meio ambiente, com a saúde e com as gerações futuras. Possuímos uma rica tradição agrícola que se adapta às exigências contemporâneas, promovendo métodos de cultivo que garantem a qualidade dos produtos e a sua proteção do ecossistema local.
A Dueceira - Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, fundamental para impulsionar os projetos agrícolas nos concelhos de Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares. Composta por 48 associados efetivos, que abrangem entidades coletivas de direito público e privado, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das suas populações através da construção de uma imagem positiva e renovada do mundo rural, destacando as originalidades e os recursos únicos do território. Pretende reforçar a competitividade do território, ou seja, criar condições para que as empresas e produtores locais prosperem, os serviços essenciais sejam acessíveis e a qualidade de vida seja elevada para todos os residentes.
No âmbito da agricultura destacamos duas cooperativas agrícolas: a Lousãmel e a Cooperativa Agrícola da Lousã.
A Lousãmel, foi fundada a 28 de Março de 1988, e é uma Cooperativa de âmbito nacional e está localizada no Parque Industrial dos Matinhos, 3200-100 Lousã.
A sua atividade consiste na comercialização de mel das explorações apícolas dos cooperadores e de todo o material de apicultura. Já foi distinguida com várias medalhas em Concursos Nacionais de Mel, Diplomas de Mérito, bem como granjeou o Prémio Nacional de Agricultura na Categoria de Cooperativas 2018.
A Cooperativa Agrícola da Lousã é localizada na Av. Brasil 5, 3200-201 Lousã, e é uma instituição fundada com o propósito de apoiar e fortalecer os agricultores locais, e de exercer um papel na comercialização de produtos agrícolas.
Neste contexto, destacamos 3 diferentes tipos de agricultura que refletem um compromisso com a sustentabilidade e a qualidade no território
:: Agricultura Sustentável
No mercado municipal e em mercados locais é fácil encontrar produtos agrícolas produzidos sem prejudicar os recursos naturais
:: Agricultura Biológica
A produtora Carmen Staats, com certificação em agricultura biológica, comercializa em pequena escala, nos mercadinhos biológicos e faz entregas ao domicílio na região, os alimentos que produz sem aplicação de pesticidas sintéticos, adubos químicos e organismos geneticamente modificados.
Na sua quinta biológica, na Ponte Velha, utiliza diferentes técnicas como a compostagem, rotação de culturas e controlo biológico de pragas para garantir a produção de alimentos saudáveis e de boa qualidade. A pedido organiza ações educativas, workshops e visitas guiadas, partilha o seu conhecimento e experiência, inspirando outros agricultores e membros da comunidade a alcançarem práticas agrícolas mais sustentáveis.
:: Agricultura Urbana
Diversas entidades da Lousã pretenderam incentivar a produção de alimentos em meios urbanos, como hortas e quintais comunitários em espaços públicos (escolas, museu), nomeadamente criando talhões agrícolas, meios de rega e apoio técnico por membros da comunidade, para potenciais interessados.