O ruído é considerado como todo o som que produza uma sensação incómoda, de desconforto a nível auditivo, capaz de alterar o bem-estar da própria pessoa. A medição do ruído é feita através do sonómetro (cálculo do nível médio para um determinado intervalo de tempo) e classificada consoante a sua intensidade, sendo a unidade de medida em decibéis (dB). A intensidade de um determinado ruído, não é o único fator que se deve ter em conta para avaliação dos danos causados na saúde dos indivíduos pois, o tempo de exposição também vai influenciar as consequências dessa exposição.
A escala de valores de nível de pressão sonora varia entre 0dB (A) (limiar da audição) e 130 dB (A) (limiar da dor).
Ruído Ambiental
O ruído encontra-se presente em várias situações diárias como por exemplo, o tráfego (automóvel, aeroporto, comboio), na indústria (fábricas, atividades comerciais), atividades ruidosas (feiras, festas, discotecas), zonas residenciais (provocado pelas pessoas) e por causas naturais (trovoadas).
A exposição excessiva ao ruído pode provocar, na saúde humana, algumas alterações como:
:: Alterações físicas, como perda de audição, que podem ser temporárias ou permanentes, consoante a intensidade e o tempo de exposição ao ruído.
:: Alterações fisiológicas, alterações a nível da atividade do corpo como, alterações da pressão sanguínea, do ritmo cardíaco e respiratório, e tensões musculares.
:: Alterações psicológicas, como alterações de comportamento, irritabilidade, stress, fadiga, diminuição da capacidade de concentração.
Sabia que...
:: A perda total de audição pode acontecer quando a pessoa está exposta diariamente, durante 8 horas seguidas, a sons com intensidade superior a 85 dB, como em discotecas e aeroportos.
:: Quando a intensidade de ruído atinge 100 dB pode causar "trauma auditivo" e a consequentemente a surdez.
:: A exposição a 120 dB, além de provocar lesão no nervo auditivo, provoca no mínimo, tonturas e aumento do nervosismo.
:: O ruído de 140 dB pode destruir totalmente o tímpano.
:: Perto de 5% das perdas auditivas devem-se ao uso de MP3 ou outros aparelhos eletrónicos.