Em 2011 concelho da Lousã teve na base de um convite efetuado pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural para participação num Estudo de Diagnóstico de Caraterização da População Imigrante sendo este enquadrado pelo Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros no âmbito do Programa Geral “Solidariedade e Gestão dos Fluxos Migratórios”.
Baseado nas prioridades definidas no diagnóstico local, atualizado com os indicadores de 2015, foi construído um Plano Estratégico de Base Territorial, através de uma participação conjunta e e que se estrutura a partir dos objetivos do Plano Estratégico das Migrações.
Assim, a Câmara Municipal candidatou o projeto “Lousã Convida à Integração” a um Programa de Integração e Migração Legal, financiado pelo FAMI - Fundo para o Asilo, Migração e Integração para Imigrantes.
Este projeto foi aprovado e incide sobre imigrantes naturais de países terceiros (de fora da União Europeia), residentes na Lousã, pretendendo que participem ativamente na Lousã, promovam a interculturalidade e contribuam para o desenvolvimento do Concelho.
“Lousã Convida à Integração” assenta numa metodologia de trabalho participativo e participado e define estratégias, metas e ações, bem como entidades e recursos a afetar. Trata-se de uma nova iniciativa que define uma tipologia de ações nunca antes implementadas no concelho de uma forma global.