O Município da Lousã considera estratégico educar para a Segurança, para a Cidadania, para o Ambiente e para a Sustentabilidade.
Neste sentido, a Câmara Municipal criou em 2004 o projeto “Oficina de Segurança”, tendo este sido premiado pelas suas boas práticas diversas vezes. Ao longo da sua atividade recebeu cerca de 28 000 visitas.
A pertinência e atualidade das temáticas impulsionaram este projeto para outro nível, ressurgindo com o lema “Oficina de Segurança – Educar para o futuro!” em março de 2015. Esta nova Oficina foi construída num espaço próprio e adequado, com uma imagem atual e muito mais apelativa, composta por 4 valências:
· A Casa da “Preventinha” – onde se abordam os riscos domésticos;
· A Pista da “Violeta Stop” – onde se chama a atenção para os perigos rodoviários;
· A Floresta do “Zé Carumas” – espaço inteiramente dedicado à proteção do ambiente, fauna e flora da Serra da Lousã.
. O Rio e o Laboratório da “Lisa” - espaços dedicados à temática da água e da preservação dos recursos hídricos e ecossistemas associados, numa parceria com as Águas do Centro Litoral S.A.
Cada uma destas valências tem uma mascote associada: a Preventinha, a Violeta Stop, o Zé Carumas e a Lisa, que assumem uma missão específica, tornando o espírito do projeto muito mais atrativo, permitindo às crianças interagir com as personagens.
A equipa que dinamiza todas as atividades da “Oficina de Segurança – Educar para o futuro!” é constituída por técnicos especializados, que aliam as metas curriculares à música, ao conhecimento e à transmissão do saber.
O Projeto “Oficina de Segurança – Educar para o futuro!” tem como objetivo dotar o público alvo de conhecimentos sobre os riscos e perigos a que estão expostos, incentivando a adoção consciente de atitudes de prevenção e emergência. Ambiciona proporcionar a aquisição de competências de autonomia, visando cidadãos responsáveis, participativos e atentos. É um Equipamento de Educação Ambiental reconhecido pela Agência Portuguesa do Ambiente.
Vídeo Oficina de Segurança: