O ator Ruy de Carvalho – que conta 96 anos de vida e 81 de carreira, sendo o ator mais velho no ativo – visitou hoje a Lousã, no âmbito da exposição que retrata a sua vida e obra “Retratos Contados”.
A visita teve início no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, com uma receção pelo Presidente da Câmara Luís Antunes, onde o ator pôde conhecer um pouco da história da Lousã e partilhou alguns pontos de ligação – nomeadamente familiares e profissionais – ao Concelho.
De seguida Ruy de Carvalho assistiu à tomada de posse e apresentação do Conselho Municipal Sénior, uma iniciativa da Autarquia da Lousã no âmbito do Plano Municipal Sénior e que tem como objetivo principal incluir os mais idosos na definição e elaboração das políticas públicas com eles relacionadas.
A tarde teve continuidade com uma animada tertúlia com o ator, onde os presentes puderam trocar impressões e fazer perguntas sobre a longa carreira de Ruy de Carvalho, carreira esta que se confunde com o último século da história de Portugal.
Seguiu-se uma visita guiada pelo ator à exposição “Retratos Contados”, onde partilhou, na primeira pessoa, factos e histórias curiosas relacionadas com cada um dos momentos apresentados na exposição fotográfica.
Para Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal, este “foi mais um momento de excelência a que os Lousanenses tiveram acesso, com uma a presença de uma figura ímpar do teatro português e que concretiza, mais uma vez, aquele que é o investimento da Autarquia na Cultura e nas Artes”.
A exposição “Retratos Contados” está inserida no âmbito do Plano Municipal Sénior e estará patente no Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos até 19 de novembro.