No âmbito de um protocolo estabelecido em 2018 com a Associação Dignitude, a Autarquia continua a comparticipar – através do programa ABEM – Rede Solidária do Medicamento - a aquisição de medicamentos aos munícipes que se encontrem em comprovada situação de carência económica.
Durante o ano de 2020 foram apoiados mensalmente 50 munícipes, num investimento total superior a 10 000€, suportado em partes iguais pela Autarquia e pelo Fundo Solidário ABEM que é composto por uma rede de parcerias, nomeadamente das farmácias portuguesas, que asseguram o circuito solidário do medicamento.
Este apoio garante aos seus beneficiários o acesso a medicamentos prescritos por receita médica, sendo financiado o valor não comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde.
De acordo com os critérios estabelecidos no regulamento, os beneficiários são indivíduos/famílias, cujo rendimento per capita é inferior ou igual a 30% do valor do IAS, ou seja, situações que se encontram no limiar da pobreza, agravado pelo facto de apresentarem problemas de saúde com despesas regulares em medicamentos.
De destacar que os beneficiários foram encaminhados para as farmácias locais, sendo esta também uma forma de apoio a estes agentes.
Já no âmbito do programa “Vacinação SNS Local”, que tinha como objetivo facilitar o acesso à vacinação da gripe sazonal a munícipes com idade igual ou superior a 65, foram vacinados nas farmácias locais 370 pessoas, tendo a medida significado um investimento da Autarquia na ordem dos 500€.
Consciente do previsível agravamento das situações de carência económica no país e no concelho, nomeadamente devido às dificuldades acrescidas que a pandemia veio gerar, a Autarquia irá manter estas medidas, sendo que as mesmas serão reforçadas em caso de necessidade para que seja possível atender um maior número de situações.