Autarquia aprova apoios para o funcionamento de Centros de Recursos de Apoio Alimentar.
No âmbito da Rede Social, serão estabelecidos protocolos com três entidades para garantir uma intervenção com maior proximidade.
publicado a 5 de janeiro de 2021

Na reunião do Executivo Municipal que teve lugar ontem, foram aprovados protocolos a estabelecer com três entidades do Concelho para o funcionamento, durante o ano de 2021, de Centros de Recursos de Apoio Alimentar, que significam um investimento da Autarquia de 51 000€, mais 5 200€ (+ 11,9%) que no ano de 2020.

Os Centros de Recursos de Apoio Alimentar do Concelho serão assegurados pelo Centro Cristão Vida Abundante, Conferência de Nossa Senhora de Fátima da Paróquia de São Silvestre da Lousã e, pela primeira vez, a Conferência Nossa Senhora do Socorro de Serpins. A definição dos valores atribuídos pela Autarquia teve por base o número de famílias que cada instituição irá acompanhar e a periodicidade dos atendimentos.

O objetivo destes protocolos de colaboração é garantir uma intervenção - numa lógica de proximidade - por forma a minimizar carências específicas básicas de alguns estratos da população mais carenciada residente no Concelho, permitindo uma progressiva inserção social, procurando a melhoria da qualidade de vida e da coesão social e que consiste na aquisição, recolha e distribuição dos produtos alimentares, e outros bens de primeira necessidade, que vêm reforçar os produtos recebidos do Banco Alimentar e da comunidade, bem como o acompanhamento das famílias, em articulação estreita com a Unidade de Intervenção Social da Câmara Municipal da Lousã e das entidades Rede Social.