Autarquia aprova voto de reconhecimento ao fotógrafo José Luis Santos.
Lousanense venceu concurso internacional de fotografia sobre a Rota da Seda.
publicado a 4 de agosto de 2020

A Câmara Municipal da Lousã aprovou ontem – por unanimidade - um voto de reconhecimento a José Luís Santos, fotógrafo Lousanense, que venceu, recentemente, um concurso internacional de fotografia sobre a Rota da Seda, promovido pela Silk Road Universities Network.

Professor, licenciado em História e Mestre em História Contemporânea com a tese “O Fotojornalismo nas Guerras da Informação. A cobertura da Guerra Civil de Espanha pela imprensa ibérica”, pelo Instituto de História e Teoria das Ideias da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, investigação para a qual recebeu uma bolsa de mérito do Centro de Estudos Ibéricos.

Como professor, nas suas “deambulações” profissionais, tem levado aos seus alunos estas suas visões, mas também as imagens da Lousã, sua terra natal.

Os espaços culturais municipais têm recebido, com regularidade, o resultado das suas voltas e dos seus olhares pelos cantos do mundo que visita e por onde passa com regularidade, olhando-os numa perspetiva de cidadão do mundo, muito interessado nas culturas e nas gentes, mas também com um olhar crítico sobre a evolução histórica e sobre os fenómenos sociais e políticos que têm moldado estes países e estas sociedades. A Europa Ocidental e Central, os Balcãs, a Ásia Central e o Médio Oriente têm sido o objeto das suas visitas e dos seus olhares.

Nestes espaços estiveram já patentes exposições resultantes destas suas deambulações: sobre o Kosovo (2005), O Pão (2007), Mundo de Palmo e Meio (2008), Estrada Fora, comemorativa de uma década de viagens (2013), Muro da Palestina (2015), Rota da Seda (2016) e sobre Auschwitz (2017). Participou ainda na exposição “Molduras de uma Tragédia” em 2018.

As suas fotos têm sido publicadas em diversos órgãos de informação e revistas de referência e têm-lhe granjeado diversos prémios. Entre outros, em 2007, foi premiado na 7ª edição do Prémio Fotojornalismo Visão/BES.

No âmbito da geminação com Prades, integrou uma delegação da Lousã a esta Vila e participou num concurso de fotografia, em 2007, tendo conquistado uma Menção Honrosa.