Autarquia aprovou o Regulamento do Conselho Municipal Sénior da Lousã
Criação deste Conselho vem juntar-se às respostas já implementadas pela Autarquia
publicado a 2 de março de 2023

A Câmara Municipal da Lousã aprovou o Regulamento do Conselho Municipal Sénior, o que vai permitir a criação deste Conselho, mais uma medida que visa contribuir para o a qualidade de vida da população sénior.

Com a consciência de que o contexto demográfico geral obriga a novas estratégias públicas direcionadas à promoção do envelhecimento ativo, a Autarquia pretende, com a criação deste Conselho, acrescentar ainda mais a todas as medidas que já implementa, no âmbito do Plano Municipal Sénior, e que abrangem desde os apoios sociais a atividade recreativas e de enriquecimento comunitário.

Este será um órgão consultivo, que conjugará diversas entidades públicas e privadas.

Com vários objetivos específicos como promover os direitos dos cidadãos séniores ou combater a exclusão social, o objetivo principal será o de incluir os mais idosos na definição e elaboração das políticas públicas com eles relacionadas, permitindo uma aproximação destas políticas às necessidades efetivas da comunidade e acrescentando valor à implementação das mesmas.

Note-se que o investimento da Autarquia da Lousã nestas áreas é estruturado e contínuo, tendo mesmo garantido a conquista do 1º lugar a nível nacional no prémio “Intervenção Social Sénior” em 2022.