Autarquia assina contrato programa para a constituição da Área Integrada de Gestão da Paisagem da Serra da Lousã (1.ª fase).
Cerimónia teve lugar na passada segunda feira na Pampilhosa da Serra.
publicado a 22 de julho de 2021

A Serra da Lousã acolherá uma das 47 primeiras Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP) do País.

A cerimónia de assinatura de contratos programa para a constituição destes instrumentos de gestão de espaços agroflorestais, teve lugar na passada segunda feira na Pampilhosa da Serra, tendo sido presidida pelo Primeiro Ministro, António Costa.

Em representação do Município da Lousã esteve o Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, que assinou o contrato relativo à primeira fase da AIGP Serra da Lousã que terá uma área aproximada de cerca de 900 hectares, onde se estima a existência de cerca de 140 prédios rústicos.

As Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP) visam promover a gestão e exploração comum dos espaços agroflorestais em zonas de minifúndio e de elevado risco de incêndio e são dirigidas a contextos microterritoriais com escala adequada para uma gestão florestal ativa, racional e resiliente (de melhor rendimento e melhores serviços de ecossistemas).

De destacar que estão já em curso trabalhos para a preparação de candidaturas para a constituição de outras Áreas Integradas de Gestão da Paisagem no Concelho.