Autarquia assina protocolo de colaboração com a Associação “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria.”
Protocolo tem como objetivo a preservação e valorização do espólio musical do Concelho.
publicado a 8 de janeiro de 2021

A Câmara Municipal da Lousã assinou, hoje, um protocolo de colaboração com a Associação A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, que recentemente se instalou em Serpins.

Este protocolo, que contempla um apoio financeiro da Autarquia à Associação no valor de 4 000€, foi celebrado com o intuito de preservar e valorizar o importante espólio musical do Concelho, bem como toda a cultura a ele associado.

Neste âmbito, irão ser realizados trabalhos de recolha e catalogação, permitindo cartografar as práticas e as pessoas que lhes dão corpo, prover o arquivo de todo o material recolhido e potenciar a sua divulgação. A recolha deste património musical contribuirá para um melhor conhecimento das práticas e repertórios, acentuará o reconhecimento interno e externo sobre o valor e importância da música no concelho de Lousã e fomentará um aumento da auto-estima dos seus protagonistas em particular e dos habitantes do município em geral.

Criada em 2011 pelo realizador Tiago Pereira, e com estatuto de Utilidade Pública desde 2018, a Associação tem como missão recolher, gravar e divulgar todo o património de tradição oral e memória coletiva existente no país, nomeadamente canções, romances, contos, práticas sagradas e profanas, música, dança e também gastronomia.

Este é hoje um dos maiores arquivos audio-visuais de tradição oral e memória coletiva existente em Portugal.
Este investimento é mais um exemplo da aplicação na prática da estratégia da Autarquia de valorização do património concelhio, neste caso património imaterial, o qual contribui determinantemente para a valorização do Concelho.