Autarquia e Associação Empresarial preparam medidas de apoio ao comércio e serviços
Medidas serão implementadas ao longo das próximas semanas. Diretório de estabelecimentos e serviços entra hoje em funcionamento
publicado a 27 de abril de 2020

A Câmara Municipal e a AESL – Associação Empresarial Serra da Lousã, estão a preparar uma série de medidas ao comércio e serviços do Concelho, que têm como objetivo apoiar estas áreas de atividade a recuperar do impacto causada pela pandemia COVID-19.

Assim, será elaborado um diagnóstico das necessidades destes empresários procurando estabelecer um plano de ação que possa dar resposta a estas necessidades e dificuldades.

No âmbito do apoio a prestar e da necessidade de trabalhar de forma eficiente, a Câmara Municipal irá constituir o Conselho Consultivo e Estratégico para a Recuperação da Pandemia (CCERP), que irá integrar vários organismos, instituições e pessoas tendo como objetivo implementar as medidas adequadas em várias áreas de atuação Municipal.

Será também lançada uma campanha de apelo e incentivo às compras no comércio tradicional, intitulada “Compre Cá – Cá compra, Cá fica!”, que contempla diversas ações, como, um programa de comunicação específico para o comércio tradicional.

Uma das primeiras iniciativas no âmbito desta medida de apoio ocorre já hoje, com o lançamento de um diretório de empresas do Concelho digital, disponível em www.compreca.pt.

Este diretório, preparado pela AESL - Associação Empresarial Serra da Lousã com o apoio da Autarquia, está em permanente atualização e otimização e pretende ser uma montra dos estabelecimentos e serviços do Concelho.

Está também a ser definido um plano de formação para os comerciantes e empresários que procurará dar resposta as necessidades formativas e a necessária adaptação às novas exigências de funcionamento.

Aquando da abertura destes estabelecimentos, será também prestado apoio através da distribuição de um Kit de material de proteção e segurança.

De destacar que, para além destas medidas, a Autarquia aprovou também diversas isenções de taxas e rendas municipais, medida que significa uma redução de receita da Câmara Municipal de cerca de 20 mil euros.

A Câmara Municipal, em articulação com a AESL – Associação Empresarial da Serra da Lousã, irá continuar a diligenciar no sentido de implementar outras medidas e ações que possam contribuir para a recuperação das empresas, do comércio e dos serviços do Concelho.

#fiqueemcasa #porTODOS