Autarquia cria serviço de call center para agendamento da vacinação COVID-19.
Serviço criado em parceria com os serviços locais de saúde tem como objetivo facilitar o agendamento da vacinação que ocorrerá no Parque Municipal de Exposições.
publicado a 10 de fevereiro de 2021

A Câmara Municipal, em parceria com o Centro de Saúde da Lousã e com o ACES PIN, montou, no interior do Parque Municipal de Exposições, a estrutura que acolherá – logo que as vacinas sejam disponibilizadas – o processo de vacinação no concelho.

Atendendo a que o Plano de Vacinação contra a Covid-19, define que o grupo a vacinar nesta fase serão pessoas com mais de 80 anos ou mais de 50 anos com doenças associadas - e porque é entendimento da Autarquia e do Centro de Saúde da Lousã que o envio de mensagem (sms) pode não ser o mais eficaz para este escalão etário - será implementado um call center com trabalhadores da Autarquia que, em articulação com os profissionais de saúde, fará o agendamento da vacinação.

Caso não se consiga fazer o agendamento telefónico, os trabalhadores afetos a este serviço irão procurar outras formas de contacto direto, nomeadamente através das Juntas de Freguesia e outros parceiros da Rede Social. Este serviço terá também como função fazer a triagem de eventuais necessidades de transporte dos utentes a vacinar.

Os utentes não se devem deslocar ao local de vacinação, sem o contacto prévio deste serviço a efetuar o agendamento.

Pretende-se desta forma ter o máximo de eficácia no agendamento e facilitar todo o processo a estes munícipes que podem não ter conhecimento para ler a mensagem e responder à mesma.

De referir que, no interior do Parque Municipal de Exposições, local onde funcionará o centro de vacinação, foram definidos postos de vacinação, áreas de espera e recobro e instalada a estrutura solicitada pelos profissionais de saúde para acolher, da melhor forma possível, todos os que serão vacinados.

A criação deste Centro tem vários objetivos, nomeadamente evitar o congestionamento das Unidades de Saúde Familiar.

O Município está disponível para providenciar outros apoios que sejam considerados necessários pelas Autoridades de Saúde para que o processo decorra da melhor forma.