Autarquia da Lousã apresentou programa das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril
Inicíativas culturais, desportivas e cívicas preenchem o calendário até dezembro
publicado a 7 de março de 2024

A Autarquia da Lousã apresentou hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o seu Programa das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.

Enquadrado nas orientações nacionais da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 Abril, o Programa foi apresentado com a presença da Comissão de Honra - a qual inclui os Presidentes de Junta, de Câmara Municipal e de Assembleia Municipal – e do Grupo de Trabalho constituído por representantes de cada Partido representado na Assembleia Municipal da Lousãe um do PCP, Conselho Municipal Sénior, Conselho Municipal Jovem, CLAS, CMEL, Agrupamento de Escolas da Lousã, Status – Escola Profissional, Provedoria das Pessoas com Incapacidade, José Luís Santos  e o Chefe da Divisão de Desenvolvimento Social e Económico e o Coordenador da Unidade de Cultura e Turismo da Câmara Municipal da Lousã.

A programação apresentada é “dinâmica, estará em constante atualização e resulta do trabalho desenvolvido pela equipa técnica da Autarquia, em articulação com as diferentes entidades e parceiros do Concelho”, referiu a Vice-presidente, Henriqueta Oliveira. Segundo a mesma “o programa será transversal a todo o território, com manifestações culturais, desportivas e cívicas em todas as Freguesias da Lousã e está articulado com a programação da Associação Nacional de Municípios, Comissão das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, Rede de Bibliotecas, Municípios pela Paz, Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Comissão para a Igualdade, Plano Nacional das Artes, entre outros”.

O programa pode ser consultado online em https://cm-lousa.pt/comemoracoes-dos-50-anos-do-25-abril/ e será distribuído, em formato físico, em todo o Concelho.

Note-se que a Autarquia já desenvolve Programas de Comemorações do 25 de Abril mais extensos desde 2019 e que mesmo durante a Pandemia, esta efeméride foi sempre assinalada de forma marcante.

A apresentação incluiu, ainda, a inauguração da exposição “25 Mulheres na Luta pela Emancipação”, na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro.