Autarquia da Lousã participou no Congresso Internacional da Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social
publicado a 23 de outubro de 2022

A Equipa Multidisciplinar da Câmara Municipal da Lousã esteve presente no XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e na 10.ª conferência de Mediação Intercultural e Intervenção Social, nos dias 20 e 21 de outubro, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.

O evento foi um momento de discussão e de partilha de experiências de Pedagogia Social e Mediação Intercultural, nos seguintes eixos temáticos: teoria e prática em comunidades, em contextos familiares e em territórios educativos (espaços públicos e privados, como escolas, associações, municípios e instituições); e conceções epistemológicas sobre pedagogia social e mediação intercultural.

A Equipa Multidisciplinar apresentou, no eixo teoria e prática em territórios educativos, o trabalho intitulado “Programa Crescer Feliz na Escola – Projeto de Mindfulness Propulsor da Pedagogia Social na Comunidade Educativa”, de da Câmara Municipal da Lousã.

A apresentação abordou os objetivos, a metodologia e os resultados dos anos letivos 2016/2017, 2017/2018, 2018/2019, 2019/2020 e 2021/2022 do Programa Crescer Feliz na Escola – Meditar e Relaxar para Concentrar, baseado em Mindfulness.  As atividades do Programa mostram-se propulsoras do desenvolvimento de competências socioemocionais e de uma educação mais consciente e sustentável.

O livro de resumos do evento científico, no qual consta o trabalho da Câmara Municipal da Lousã, pode ser consultado em https://conferencia-miis.eventqualia.net/pt/2022/inicio/

O Projeto de Mindfulness – Programa Crescer Feliz na Escola – Meditar e Relaxar para Concentrar, da Equipa Multidisciplinar da Câmara Municipal da Lousã é desenvolvido no âmbito do Plano Intermunicipal de Prevenção do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Educativo da Região de Coimbra. A Equipa Multidisciplinar é cofinanciada pelo CENTRO 2020, Quadro Portugal 2020 e tem o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra através do projeto Realiza-te.