Autarquia investe 1 milhão e 200 mil euros em refeições e transportes escolares
Investimento refere-se ao ano letivo de 2022/2023
publicado a 6 de setembro de 2022

A Autarquia da Lousã vai investir – para o ano letivo que agora se inicia – 1 milhão e 200 mil euros em refeições e transportes escolares.

O fornecimento diário de refeições escolares é efetuado aos alunos das Escolas do 1º, 2º e 3º Ciclo, do Ensino Secundário e às crianças dos Jardins de Infância do sistema público do Concelho e representa um investimento da Autarquia de 850 mil euros. Ainda neste âmbito, recorde-se que a Câmara Municipal investe ainda mais 80 mil euros nos programas de Lanches Escolares e de Fruta Escolar.

Já no que aos transportes escolares diz respeito, o investimento ascende aos 350 mil euros para este ano letivo, com o Plano de Transportes Escolares a estar inserido no Plano de Mobilidade da Lousã. Além dos transportes regulares contemplados para os estabelecimentos de ensino do Concelho, estão, também, previstos transportes especiais casa/escola, em parceria com a ARCIL, para alunos com necessidades especiais – no âmbito da Educação Inclusiva e com Deficiências de Carácter Prolongado ou Permanente – e, quando devidamente justificado por relatório social, transportes suplementares para alunos do pré-escolar.

A estes importantes investimentos de apoio às famílias do Concelho, juntam-se outros no âmbito da Ação Social Escolar e valências na área da Educação, nomeadamente, Atividades de Animação de Apoio à Família, Centros de Atividades de Tempos Livres e Atividades de Enriquecimento Curricular, apoio à aquisição de cadernos e fichas de atividades e material, bem como investimento em diversos projetos educativos (Toque e Tom & More, MyPolis, Literacia Emergente, Oficina de Segurança, entre outros).