Autarquia promove testes de despistagem à COVID-19
Processo envolve diversas entidades
publicado a 20 de abril de 2020

No âmbito estabelecido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e de acordo com o procedimento definido pelas entidades envolvidas no mesmo, nomeadamente as de Saúde, a Câmara Municipal da Lousã, está a realizar testes de despistagem à COVID-19.

Este processo conta também com a aprovação e acompanhamento das Autoridades Locais de Saúde.

Os testes serológicos foram adquiridos pela Câmara Municipal estando certificados pela Comunidade Europeia e registados no Infarmed e nesta fase estão a ser realizados a trabalhadores de IPSS que cuidam de idosos, Bombeiros do Concelho, Militares em Funções no Posto da GNR da Lousã e trabalhadores da Câmara Municipal que asseguram funções essenciais, de acordo com os critérios definidos pelas Autoridades de Saúde.

Estes testes são realizados recorrendo à colheita de uma amostra de sangue do paciente a testar que depois é processada laboratorialmente com uma abordagem para realização de um rastreio combinado de testes serológicos para avaliarem as IgM e IgG + Teste de doseamento sanguíneo da PCR para análise da Proteína C Reactiva, cujos resultados são interpretados com base num fluxograma criado pela ARS do Centro para o efeito.

Caso este primeiro rastreio seja positivo, seguir-se-á a necessária confirmação através da realização de testes de Biologia Molecular (Vulgo Zaragatoa- RP-PCR).

Para a realização desta despistagem, a Câmara Municipal conta com a colaboração da Escola Superior de Tecnologia de Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra ,que disponibiliza uma equipa responsável pelas colheitas (dois docentes e alunos do último ano do curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais), dos profissionais de saúde das instituições onde o mesmo foi realizado e do Laboratório Arunce que realiza todo o processo laboratorial e cujo diretor técnico, Dr. Nelson Tiago, coordena todo o processo.

A Autarquia continuará, em articulação com as Autoridades Locais de Saúde e com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, a procurar implementar as medidas adequadas para que o impacto desta pandemia seja o menor possível no Concelho.

#fiqueemcasa #porTODOS