Autarquia promove workshop “Empreendedorismo local, economia circular, separação e reciclagem – A introdução ao conceito Lixo Zero”
Iniciativa que se destinou a monitores e professores insere-se no projeto “Lousã Recicla +”
publicado a 16 de dezembro de 2019

Decorreu esta manhã, no Auditório do Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos, o Workshop “Empreendedorismo local, economia circular, separação e reciclagem - A introdução ao conceito Lixo Zero”, integrado no projeto Lousã Recicla +, promovido pela Câmara Municipal.

Esta ação, dirigida a monitores e professores que desenvolvam atividades com jovens, pretendia desafiar os convidados a desmaterializar e apresentou o conceito Lixo Zero, que tem ganho força em Portugal nos últimos anos, com especial enfoque nos materiais mais utilizados no dia-a-dia (materiais de limpeza, higiene e cosmética).

Segundo o conceito estabelecido pela ZWIA – Zero Waste International Alliance, “lixo zero” designa um processo que promove o máximo aproveitamento ou o encaminhamento correto de resíduos recicláveis e orgânicos para que deles resulte o mínimo de desperdício.

Mas ser zero waste implica muito mais do que apenas uma teoria memorizada. A meta da filosofia passa por levar a cabo práticas éticas, económicas, eficientes e visionárias que incentivem os ciclos naturais sustentáveis até ao ponto em que todos os materiais são pensados e produzidos de maneira a permitir a sua recuperação e uso pós-consumo.

De referir que, para além da campanha de comunicação e sensibilização em curso, a autarquia lançou também recentemente o Programa de Compostagem Doméstica, onde disponibilizou 200 compostores a quem tinha condições para a prática da compostagem e pretende assim reduzir 96 toneladas de resíduos urbanos biodegradáveis enviados para aterro por ano.

Aliados ainda ao investimento no reforço dos equipamentos para recolha seletiva (ecopontos e ecocentro), pretende-se um contributo muito significativo para o cumprimento de metas comunitárias, no âmbito de projetos financiados pelo Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) na área da Promoção da Reciclagem Multimaterial e Orgânica de Resíduos Urbanos.