Autarquia suspende Orçamento Participativo deste ano.
A exemplo do que já aconteceu com outras iniciativas canceladas, verba será canalizada para o combate à pandemia.
publicado a 19 de maio de 2020

No seguimento de outras decisões similares, o Executivo Municipal aprovou, ontem, por unanimidade a suspensão da edição deste ano do Orçamento Participativo (OP), uma iniciativa que se tem revelado como uma importante ferramenta de participação dos cidadãos na gestão do Município.

Esta decisão fica a dever-se à atual situação de pandemia motivada pela COVID-19 e a todos os condicionamentos a ela associados, que resultarão no manifesto impedimento ou disponibilidade para o envolvimento dos Lousanenses nas diferentes fases do Orçamento Participativo.

De referir que o valor que estava previsto para o Orçamento Participativo – 70 000€ - a exemplo do que já aconteceu com o orçamento previsto para a Feira Anual de São João e para a classificativa do Rally de Portugal, será investido nas diversas necessidades para o combate à pandemia e aos efeitos diretos e indiretos da mesma na comunidade.

Neste âmbito, importa referir que, só nas medidas de apoio já implementadas, nomeadamente nos apoios sociais diretos, apoio a Instituições, aquisição de equipamentos de proteção individual e cedências de equipamentos, foi já efetuado, por parte da Autarquia, um investimento de mais de 160 000€, valor que já ultrapassa o investimento previsto para os eventos já cancelados (Rally e Feira Anual de São João).

Segundo o Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, “esta é uma medida que se vem juntar a outras que tiveram que ser já assumidas. O Orçamento Participativo – cujo regulamento estava a ser alvo de uma atualização para potenciar a participação mais substantiva dos Munícipes – será retomado logo que seja possível.

No que respeita ao projeto vencedor do ano de 2019 – Aqua Lousã – que se encontrava a ser analisado e redefinido devido à destruição causada pelas intempéries do passado mês de dezembro no local para onde este projeto está previsto – Praia Fluvial da Sra. da Graça - a sua implementação será iniciada logo que a intervenção geral necessária neste local tenha inicio.

Nesta fase, o Município da Lousã reforça o apelo a toda a população para que adote comportamentos responsáveis e cumpra as recomendações das Autoridades.

#porTODOS