Aviso à População: Perigo de Incêndio Rural – medidas preventivas
publicado a 24 de agosto de 2018

Aviso à população por parte da ANPC - Autoridade Nacional de Protecção Civil

1. SITUAÇÃO
De acordo com a informação disponibilizada hoje, 24 de agosto, pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para as próximas horas:
#  Temperatura máxima a apresentar valores até 33ºC nas regiões do interior Norte, até 37ºC no interior Centro e na Bacia do rio Tejo e atingindo valores até 38ºC na região do Sul.
# Temperatura mínima acima de 20ºC nas regiões do interior Centro e no Algarve.
# Humidade Relativa do Ar (HRA) a apresentar valores entre 10 e 30% na generalidade do território do Continente. Será previsível para hoje a ocorrência de valores entre 0 e 10% em algumas regiões dos distritos de Portalegre e Castelo Branco. Noites tropicais nas regiões do interior Centro e Sul e no Algarve.
# Vento do quadrante Norte, soprando moderado a forte (até 45 km/h), com rajadas até 60 km/h, no litoral oeste (a partir do início da tarde de hoje). Nas terras altas, do interior Norte e Centro, vento moderado e forte de Nordeste, (a partir do final da tarde de hoje e até ao início da próxima madrugada).
# Amanhã, vento persistente do quadrante Norte, sendo moderado a forte (até 45 km/h) com rajadas até 65 km/h, no litoral oeste e nas terras altas.
# Instabilidade na generalidade do território do Continente durante o dia de hoje e que amanhã se manterá a Sul do sistema Montanhoso Montejunto-Estrela.

Este cenário meteorológico traduz-se num índice de risco de incêndio em nível muito elevado e máximo na generalidade dos municípios das regiões do interior Norte e Centro, Alto e Baixo Alentejo e Algarve e em nível elevado na maioria dos restantes municípios dessas regiões.

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Em função da previsão das condições meteorológicas é expectável:
Tempo quente e vento moderado a forte, com rajadas, com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido:
# Realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
# Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
# Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
# O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
# Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
# A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

A ANPC recorda ainda alguns cuidados especiais a ter, face às condições meteorológicas previstas, na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente:
# Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
# Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
# Ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.

A ANPC recomenda ainda a necessidade de todos adequarem os comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndios rurais, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.