Aviso à População – Perigo de incêndio rural | Notice to the population – warning of rural fire
1. SITUAÇÃO De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, prevê-se a manutenção de condições meteorológicas propícias ao risco de incêndio, motivado pelos valores baixos de humidade relativa e da intensidade do vento, sendo de destacar, até 5 de agosto, os seguintes aspetos: Vento: previsão de vento moderado (20-40km/h), de NW temporariamente durante o período […]
publicado a 2 de agosto de 2019
1. SITUAÇÃO
Vento: previsão de vento moderado (20-40km/h), de NW temporariamente durante o período da tarde, com rajadas (até 40km/h) em particular no litoral oeste e terras altas.
Humidade: Humidade relativa do ar (HRA) no interior do país (<20 a 30%), com fraca recuperação noturna na faixa do interior Norte e Centro e no sotavento algarvio.
Prevê-se que os índices de risco de incêndio se mantenham muito elevados até dia 5 de agosto, em especial nas regiões do interior e do Algarve, com agravamento previsto para domingo (04 Agosto) em Trás-os-Montes.
2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Em função da previsão das condições meteorológicas é expectável:
A manutenção dos índices muito elevados de risco de incêndio, nas regiões do interior e do Algarve, e com possibilidade de agravamento para Trás-os-Montes.
3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A Autoridade Nacional de Emergência de Proteção e Civil recorda que para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja MUITO ELEVADO ou MÁXIMO, não é permitido:
• A queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa;
• O uso de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, exceto se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
• O lançamento de balões com mecha acesa e de foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal;
• Fumigar ou desinfetar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.
1. SITUATION
According to the information provided by IPMA, it is expected that weather conditions favourable to the outbreak of fires will continue,namely: low relative humidity and wind intensity. The following should be highlighted until 5th August:
· Wind: moderate winds (20-40km / h) forecast from NW temporarily in the afternoon, with gusts (up to 40km / h) in particular on the west coast and highlands.
· Humidity:Relative air humidity (HRA) in the interior of the country (<20 to 30%), with poor recovery at night in the northern and central interior and in the eastern Algarve.
Fire risk indices are expected to remain very high until August 5, especially in the interior and Algarve regions, with expected worsening on Sunday 4th August in Trás-os-Montes.
2. EXPECTED EFFECTS
Depending on the weather forecast, it is expected:
The maintenance of very high fire risk rates in the interior and Algarve regions, and with the possibility of an aggravated situation for the Trás-os-Montes.
3. PREVENTIVE MEASURES
The National Emergency Protection and Civil Authority points out that for locations where the fire hazard index is HIGH or MAXIMUM, it is not allowed:
· The burning of cut and heaped scrub and any type of exploitation surplus is subject to authorization by the local authority, which must define the necessary follow-up for its realization, taking into account the risk of the period and zone concerned;
· The use of stoves and grills throughout the countryside, except when used outside critical areas and in places duly authorized for this purpose;
· The launch of balloons with lit strand and rockets. The use of fireworks is only allowed with permission of the City Council;
· Fumigate or disinfect apiaries unless fumigators have spark arrest devices.
The National Emergency and Civil Protection Authority also recommends the adaptation of behaviours and attitudes according to the rural fire hazard situation, namely through the adoption of the necessary preventive and precautionary measures, in the use of fire in rural spaces, observing the restrictions in force. Pay particular attention to the evolution of the fire danger for the coming days, available from ANEPC and IPMA websites, from the City Councils and Fire Departments Forest Technical Offices.