Biblioteca Municipal da Lousã, uma história com quase 200 anos ao serviço da Lousã e dos Lousanenses.
Atual edifício assinala os 30 anos de existência.
publicado a 28 de abril de 2021

O atual edifício da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, na Lousã, assinala hoje os seus 30 anos de serviço à comunidade.

A 28 de abril de 1991, sob a presidência de Horácio André Antunes, foi inaugurada a Biblioteca Municipal da Lousã, nas novas instalações, dotada de acervo atualizado, novo mobiliário e equipamento e com a presença de convidados e da população.

Este percurso iniciou-se a 25 de outubro de 1868, com o Instituto D. Luís I, que foi instalado em diversos locais da Vila.

Após a construção do Edifício dos Paços do Concelho, foi instalada na cave a Biblioteca Museu, sob a orientação de Álvaro Viana de Lemos. Mais tarde, já na década de 80 e sob a orientação do Bibliotecário Matos da Silva, muda-se para o r/c do edifício, tendo também aí sido criada a Ludoteca e acolhido a Biblioteca Fixa da Gulbenkian.

A vontade de melhor as condições e dar resposta aos anseios da população e a sensibilidade do Executivo de então, levaram a que tenha sido apresentada uma candidatura para a construção das atuais instalações, cujo projeto foi do Arquiteto António Crespo Osório, que foi aprovada tendo a inauguração ocorrido, como já referido, a 28 de abril de 1991, com a presença da comunidade e com Marcel Mulcio e Paul Blanc, Vereador e Maire de Prades, José Afonso Furtado (Presidente do Instituto Português do Livro e da Leitura), a Subsecretária de Estado da Cultura, Natália Correia Guedes, Horácio André Antunes, Presidente da Câmara Municipal e José Alberto Matos da Silva, Diretor da Biblioteca e o coordenador deste projeto.

A 28 de abril de 2011 é atribuído o nome de Comendador Montenegro à Biblioteca Municipal.

Em 30 anos de funcionamento no atual edifício, este importante equipamento cultural tem mais de 5 000 leitores inscritos, com mais de 250.000 obras requisitadas para leitura presencial ou para casa e mais de 32 mil obras adquiridas.

Aos longo destes 30 anos, foram editados mais de 6 dezenas de livros e quase 2 dezenas de obras apoiadas. Foram realizada centenas de atividades culturais nas mais diversas áreas e tendo passado por este equipamento várias gerações de Lousanenses.